WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Proteção para os cavalos: por que a ferradura é importante e como realizar o ferrageamento?

A colocação de ferraduras é importante para preservar os cascos dos cavalos do desgaste que ocorre no dia a dia

Ferrageamento de cavalo - imagem ilustrativa

Adalton Toledo, autor do Livro AFE Cavalos – Como Corrigir Aprumos, Ferrar e Cuidar dos Cascos, destaca que para formar um bom cavalo é importante que seja dada uma atenção especial aos cuidados com os cascos e ao, pois esses fatores apresentam grande influência na performance dos animais.

Os cascos dos cavalos são estruturas que merecem muita atenção, haja vista que sustentam todo o peso do animal e, como mencionado, interferem diretamente nas atividades que os equinos desempenham diariamente – seja o trabalho, o esporte ou até mesmo as simples cavalgadas.

Nesse contexto, insere-se a ferradura, que é um equipamento com função protetiva, isto é, a ferradura é colocada para proteger o casco, garantindo segurança ao cavalo. Seu uso se justifica apenas pelo fato de que, na natureza, esses animais não são submetidos a funções que normalmente executam quando gerenciados por criadores.

Por que a ferradura é importante?

É sempre importante reiterar que as lâminas de ferro colocadas no casco do animal, conhecidas como ferraduras, são necessárias para que os animais não sofram com o desgaste do casco e venham a ter problemas futuros. O processo de colocação desse “acessório” é conhecido com ferrageamento e, a partir dele, problemas ortopédicos e outros problemas com o caminhar são evitados.

O ferrageamento

Antes de mais nada, fique atento: o ferrageamento é necessário para o cavalo e, por conta disso, não deve ser executado por qualquer pessoa. O ideal é que o ferrageador conheça a anatomia dos equinos para que, ao colocar as ferraduras, garanta conforto aos animais e efetividade do acessório, que precisa ser adequado ao peso, à idade, à raça e à atividade que eles praticam.

- Em quais situações o ferrageamento é necessário?

Retomando o que já foi dito, cavalos criados na natureza dispensam o uso de ferraduras. Logo, quando os cavalos são criados em solos como pastos, grama ou terra, o ferrageamento não é requerido. No entanto, em contato com pisos duros e irregulares, como piquetes, a colocação de ferraduras não pode ser negligenciada.

Caso o criador opte por não ferragear seus cavalos, mesmo trabalhando com eles em pisos duros e irregulares, ele deverá oferecer ao animal dois dias de descanso a cada dia trabalhado, dado que a falta da ferradura poderá provocar rachaduras nos cascos, abscessos e lamites.

- Como ferragear o cavalo?

O primeiro passo consiste na definição da melhor lâmina de ferro, o que pode ser conseguido a partir da análise da anatomia dos cascos do animal. Depois, faz-se oportuna a realização de um casqueamento, processo que tem a finalidade de limpar o casco e remover sujeiras que possam estar aderidas ao casco. Depois, a colocação das ferraduras é executada a quente ou a frio, de acordo com as características do casco do animal. Recomenda-se realizar novo ferrageamento a cada seis ou oito semanas.

- Tipos de ferraduras

i. Convencionais

Os tipos mais populares de ferradura são as convencionais. Essas, são encontradas facilmente em comércios especializados em produtos agropecuários e variam de acordo com as numerações. São conhecidas por serem resistentes e duráveis.

ii. De alumínio

Um modelo considerado mais moderno e recomendado por especialistas, as ferraduras de alumínio se destacam por serem muito mais leves do que as convencionais, mas esbarram no fato de que não são encontradas facilmente, além de sua durabilidade apresentar dúvidas.

iii. De plástico

O modelo mais “simples”, de plástico, é recomendado para potros mais jovens. Seu diferencial é a possibilidade de ser fixado com cola, sem a utilização de cravos, o que facilita a colocação e a remoção.

 


Conheça nossos Livros da Área Criação de Cavalos:

Cavalos – Como Corrigir Aprumos, Ferrar e Cuidar dos Cascos
Capacitação de Cavalariços – Escola Preparatória
Doma Racional Interativa – Vol. II

Fonte: Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!