WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Principais raças de canários para a criação doméstica

Conheça algumas das principais raças de cada grupo de canários

Canários - imagem ilustrativa

Fábio Hosken, um dos autores do Livro AFE Criação de Canários de Cor, destaca que os canários começaram a ser criados pelo homem por volta do século XIII. Desde então, uma grande variedade de raças surgiu, através das mutações, criações seletivas e até mesmo hibridações.

Conhecidos por serem canoras, essas aves são as mais populares em todo o país e, além do canto alegre, despertam a atenção de criadores por apresentarem criação fácil e econômica. Atualmente, existem mais de 350 cores de canários diferentes e mais de 30 tipos reconhecidos oficialmente.

Dividem espaço com os periquitos como sendo a ave doméstica mais abundante no mundo. As raças são divididas em três grandes grupos:

Canários de canto

Nesse grupo, estão as aves que possuem grande aptidão para o canto, conseguindo aprender e reproduzir melodias complexas e uma grande variedade de sons:

- Canário Timbrado Espanhol

Originário da Espanha, é uma raça mais recente e com canto variado, poderoso e alegre. Alguns canaricultores acreditam que a melodia do canário timbrado espanhol se assemelha ao som das castanholas.

- Canário Roller

Nativo da Alemanha, é a raça de canário mais antiga. Além de aparentar força e boa saúde, acredita-se que, em seu canto, o canário roller seja capaz de combinar elegância, ritmo e poder.

- Canário Cantor Americano

Como o próprio nome sugere, esse canário é criado nos Estados Unidos e são apreciados não só por conta do canto variado e melódico, como também pela aparência – que é chamativa e vigorosa – e pela saúde.

Canários de cor

A partir da cor das plumagens, os canários de cor ainda são subdivididos de acordo com o pigmento predominante nelas: lipocrômicos, com tons de branco dominante e recessivo, amarelos e vermelhos; e melânicos, os de tons pretos, ágata, verde, bromo, isabel, marrom e tons acastanhados.

Canários de porte

Possuem como principal característica a morfologia e precisam apresentar algumas específicas para serem considerados de porte. Também são divididos em subgrupos: de penas onduladas, de penas lisas, de topete, de forma de penas lisas e de desenho. Conheça as principais raças de alguns desses subgrupos:

 - Penas onduladas: Canário Giboso e Canário de Tenerife

O canário giboso é de origem italiana e apresenta um corpo curvado, plumagem fina e reminiscências serpentiformes na cabeça e no pescoço, ao passo que o de Tenerife caracteriza-se por uma plumagem mista, com penas volumosas onduladas e penas lisas, sedosas e compactas.

- Penas lisas: Canário Bossu Belga e Canário Muniquês

Enquanto o canário bossu belga é de porte médio e robusto com plumagem sedosa e de coloração sólida ou manchada, o canário muniquês apresenta peito estreito e costas magras, com plumagem lisa e bem aderida ao corpo, de coloração uniforme ou manchada.

- Topete: Canário de Crista e Canário Lancashire

Os canários que possuem algum tipo de “franja”, são classificados como canários de topete, característica que confere a essas aves uma aparência única. O canário de crista é dotado de um topete redondo, simétrico e bem centrado em sua cabeça. O canário lancashire, por sua vez, apresenta topete em forma de ferradura.

Outras raças de canário

Além do Canário-da-terra, espécie extremamente popular em nosso país e responsável pelo apelido da nossa “Seleção canarinho”, há também o Canário-rasteiro, o Canário-do-amazonas e o Tipio (ou Canário-da-horta), todos vivendo em nosso país. Outras raças de destaque são o Bernois, o Norwich e o Llarguet, originários da Europa.

 


Conheça nossos Livros da Área Pássaros:

Criação de Canários de Cor
Criação de Canários de Porte
Criação de Canário-da-terra

Fonte: Perito Animal – peritoanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Luís Rodrigo Oliveira do Nascimento

25 de mar de 2022

Qual a espécie de canario mais cara ?

Resposta da Aprenda Fácil Editora

20 de abr de 2022

Olá, Luís! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!