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Prepare seu negócio para as festas de fim de ano

O natal já está chegando e o momento é ideal para alavancar suas vendas

Festa de fim de ano - imagem meramente ilustrativa

Se você caminhar pela rua, com certeza se deparará com luzes, enfeites, “papais noéis” e panetones sendo vendidos nos supermercados: as festas de fim de ano já estão batendo à nossa porta! Considerado um dos momentos mais importantes para o comércio, é hora, então, de preparar o seu para essa época “de ouro”.

Um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, João Lobo, explica que o momento é ideal para concentrar todas as estratégias com o intuito de atrair mais clientes e conseguir mais vendas, pois as vendas de fim de ano começam bem antes do natal.

O planejamento é essencial em todos os meses do ano, mas o planejamento feito nesses últimos pode render resultados para boa parte do ano que vem, independentemente do setor em que o comércio atua.

Confira essas dicas para turbinar suas vendas no final de ano:

Equipe

O primeiro passo deve ser a formação e a preparação da equipe. Muitos comércios precisam contratar funcionários temporários para essa época e, mesmo que trabalhem para você por pouco tempo, eles precisam estar preparados para somar. Não é regra, mas pessoas mais experientes costumam trazer melhores resultados para sua empresa.

Preços

Definir os melhores preços deve ser uma tarefa cautelosa. As famosas promoções só devem ser anunciadas como tal se de fato forem: não adianta tentar enganar seu consumidor colocando o mesmo preço ou um desconto muito baixo só para anunciar determinado produto como promoção. Além disso, há dois tipos de consumidores que você precisa prestar atenção: aquele que se prepara para comprar todos os presentes antes do natal; e aquele que se prepara apenas para a queima de estoque no dia 26 de dezembro.

Vitrine

A vitrine é parte essencial de qualquer comércio, pois é responsável pela primeira impressão que o cliente tem do seu estabelecimento comercial. Por conta disso, procure mantê-la sempre atrativa e atualizada com as novas tendências. Entenda que sua venda começa por ela e valorize-a para que a venda se concretize.

Mundo digital

Não dá para negar que o mundo digital comanda a vida de milhares de pessoas atualmente. Logo, esteja atento a ele também e utilize-o a seu favor. Seja por meio da divulgação de seus produtos, promoções, seja pela realização de sorteios com o objetivo de aumentar o alcance de suas redes sociais, ou, ainda, através do e-commerce, garanta que todos esses aspectos alavanquem suas vendas.

Estoque

Certifique-se também de um ponto importante do seu comércio: seu estoque. Nele se encontra todo o seu investimento e é preciso saber controlá-lo. Tenha em mente que é melhor parar as vendas do que vender o que você não tem. Isso serve tanto para o e-commerce quanto para as lojas físicas. Além disso, em lojas físicas é preciso ainda mais cuidado, pois mercadoria parada, significa dinheiro parado.

A troca

Lojas de roupas e calçados, por exemplo, acabam passando pela experiência de troca, seja por gosto ou por não servir. Então, pense em alguma estratégia para que, além da troca, esses clientes comprem outro item em seu comércio, oferecendo descontos ou adotando alguma estratégia que agregue a seus produtos.

 


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Fonte: Exame – exame.abril.com.br
por Renato Rodrigues

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