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Prepare-se para estrear seu produto no mercado!

Introduzir seu produto no mercado é um momento crucial para o sucesso do seu empreendimento

Preparando o produto para o mercado

O caminho para o sucesso no empreendedorismo é muito maior do que se imagina. Além de uma boa ideia, investimento, planejamento e organização, gerenciar todos esses processos também é necessário, para que a “boa ideia” não se torne um desperdício de tempo e dinheiro.

Ricardo Veríssimo, autor do Livro AFE 20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor, explica que um dos momentos crucias para o sucesso de qualquer empreendimento é a chegada do produto ao mercado, o que torna essencial planejar minuciosamente esse episódio.

Porém, a chegada de um produto ao mercado não diz respeito somente aos empreendedores iniciantes. Empresas já consolidadas também lançam novidades e precisam planejar essa ação. Confira algumas informações importantes para te ajudar nesse momento:

Os 4 “Ps”

Antes de mais nada, você precisa ter definido esses 4 Ps:

- Produto: deve-se defini-lo de forma detalhada, tendo em mente todos os aspectos do seu produto. Essa etapa costuma já estar definida ao se planejar um lançamento;
- Preço: o valor financeiro também é fundamental. Você deve ter em mente que, mais do que o lucro, o produto deve cobrir também suas despesas, custos, taxas, entre outros. Então, torna-se crucial analisar e definir seu preço;
- Praça: onde seu produto será vendido? Para quem? Nesse ponto também é importante avaliar os concorrentes, a forma como agem e qual seria seu diferencial em relação a eles.
- Promoção: o que torna seu produto único? O que pode agregar valor a ele e pode ajudar a promovê-lo?

Testes

Para produtos novos, considerados inovadores, a fase de testes tem a função de prever como esses produtos poderão se comportar no mercado. Degustação, “test-drive” ou exibição de suas funções em eventos podem te ajudar nesse ponto. Caso tudo não saia como o planejado, é hora de “voltar uma casa”, planejar novamente o produto e promover novos testes para seus consumidores.

Introdução, crescimento, maturidade e declínio

Após definir seus 4 Ps e realizar a fase de testes, seu produto precisa ser lançado e consolidado. Essas são as etapas:

- Introdução: diz respeito ao lançamento efetivo do produto. Nessa fase, ainda embrionária, é possível fazer ajustes ao observar o comportamento do mercado;
- Crescimento: fase em que se produto já começa a criar raízes e que determina a necessidade de investimento em relacionamento, atendimento e feedback, para que seu produto ou serviço possa ser aprimorado;
- Maturidade: momento em que seu produto já está maduro e consolidado no mercado;
- Declínio: nesse momento, porém, após a maturidade, o produto pode sofrer com uma estagnação, não vendendo tanto e nem atraindo novos clientes. Nesse momento você deve refazer seu planejamento, seja para revitalizá-lo, seja para substitui-lo.

 


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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

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