Paulo Veríssimo, um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, destaca que é preciso estar sempre atualizado em relação às inovações e oportunidades que o mercado oferece para os negócios, pois isso produzirá um impacto financeiro importante nas diferentes empresas.
Há pouco mais de 10 anos, o mundo estava em uma situação totalmente diferente da atual. A internet já era popular, mas ainda eram desconhecidos muitos benefícios que ela poderia trazer para as pessoas e para os negócios. A chamada “revolução digital”, vivenciada atualmente, é responsável por uma mudança nas formas de compra e venda.
A venda física ainda não “caiu em desuso”, mas viu crescer de forma exponencial as vendas online, feitas de forma rápida, prática e sem a necessidade de negociação, em muitos casos. Alguns setores ainda não estão 100% preparados para esse tipo de venda, mas as vendas online, também chamadas de e-commerce, já movimentam cerca de R$75 bilhões ao ano.
Essa forma de comércio permite que as vendas não parem, mesmo em meio a situações adversas, como a pandemia do coronavírus. O número de lojas virtuais só cresce, permitindo aos clientes experiências de compra diversificadas, seguras, em muitos casos, e sem nenhum tipo de contato físico.
Por que investir em e-commerce?
Não faltam motivos para investir em e-commerce. Além de ser uma forma prática de vender o seu produto, o comércio online permite um alcance ainda maior de clientes. Ainda, muitas pessoas têm dado preferência ao meio virtual para comprar seus produtos, pois as lojas funcionam 24h e permitem que elas deem “só uma olhadinha” sem serem incomodadas.
É uma forma mais cômoda para o momento da compra e uma tendência global para os negócios. O e-commerce também possui baixo risco e baixo custo, em comparação com lojas físicas.
Clientes online
Basta pensar em como as pessoas levam suas vidas atualmente para perceber o potencial que o e-commerce possui. Cada vez mais conectadas, estão sempre “online” e, por consequência, acabam comprando pela internet quase que sem percebê-lo.
Pesquisas
Mesmo pessoas que compram em lojas físicas têm o costume de pesquisar antes na internet, com o intuito de verificar se estão, de fato, fazendo uma boa compra. Estudos demonstram que mais de 80% das pessoas fazem esse tipo de pesquisa. Logo, sua empresa pode aparecer como resultado dessas buscas, oferecendo exatamente o que procuram, com o melhor preço, ganhando o cliente.
Alcance
Uma das vantagens do e-commerce é a possibilidade de vender seu produto não só para pessoas que estão próximas a você. Soma-se a isso o fato de que hoje é fácil entregar seu produto para várias partes do país. Como dito anteriormente, com isso, você alcança um número maior de clientes.
Facilidade
Ao contrário do que se pensa, criar, gerenciar e manter uma loja virtual é algo descomplicado. Há várias plataformas que fazem esse serviço e que, por isso, facilitam a vida dos lojistas. Além da loja, também há plataformas segura para pagamentos e que resumem o processo de venda a alguns cliques.
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Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues