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Por que a avaliação de desempenho é importante em empresas?

Com esse processo de avaliação, é possível detectar pontos fracos e fortes, o que é essencial para a gestão de uma empresa

Avaliação de desempenho

O autor do Livro AFE Avaliação de Desempenho – Motivação e Desempenho Profissional, José Carlos Maron Júnior, anuncia que é muito comum ouvir falar sobre a avaliação de desempenho em empresas, mas pouco se sabe sobra a sua real importância. Então, qual seria a importância da avaliação de desempenho?

Essa forma de analisar processos, resultados e funcionários é essencial para que sejam identificados, medidos e melhorados os processos internos de uma empresa. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não serve apenas para “expor” um mau funcionário: ela também pode ser usada para detectar os pontos fortes de uma empresa, seja em relação aos funcionários ou aos processos desempenhados nela.

Também tem, certamente, a finalidade de medir o desempenho dos colaboradores de forma a avaliar se a performance deles está de acordo com os resultados esperados. Além de apresentar esses resultados, também serve como forma de detectar e reconhecer talentos dos colaboradores ou para detectar quais deles precisam de mais treinamento, por exemplo.

- Como ela funciona na prática?

Elas devem ser realizadas de acordo com a necessidade da empresa, e, para isso, devem estar adequadas às ações que a empresa implantou ou pretende implantar. A frequência é relativa, cabendo a cada empresa definir qual a melhor; ainda, ela pode ser aplicada a todos os colaboradores ou ser direcionada a um só setor.

Entre os itens que devem ser avaliados, esses podem ser alguns:


- qualidade no trabalho;
- empenho;
- conhecimento;
- pontualidade;
- trabalho em equipe;
- atingimento de metas;
- criatividade, entre outros.

Para ser aplicada, todos os funcionários devem ser previamente avisados sobre a avaliação. Isso ajuda a produzir um resultado mais transparente e confiável, ajudando também aos colaboradores a compreender suas razões e finalidades.

Após a obtenção dos resultados, cabe aos gestores avaliá-los e definir quais medidas serão necessárias para corrigir falhas, melhorar processos e tudo o que seja relacionado à melhoria da gestão de pessoas. Esse também é o momento ideal para dar feedbacks, reforçar os pontos fortes e reconhecer quais funcionários apresentam um desempenho acima da média.

Há várias formas de realizar a avaliação de desempenho com os seus colaboradores, sejam mais direcionadas ou mais amplas. Cada uma tem seus pontos positivos e negativos. Porém, um ponto em comum é que todas elas, independente dos resultados, ajudará a trazer benefícios para as empresas.

 


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Fonte: José Roberto Marques Coaching – jrmcoaching.com.br
por Renato Rodrigues

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