Quando falamos em imóveis rurais que são utilizados para fins comerciais, isso é, para produção de leite, hortaliça, carne ou turismo, é importante que o produtor reconheça sua propriedade como uma empresa. Dessa forma, deve haver um planejamento adequado e uma boa gestão.
O planejamento é o elemento mais importante antes de decidir sobre qualquer assunto. Significa pensar em conjunto de ações para conseguir alcançar uma meta, solucionar problemas e tomar decisões. Para isso, é interessante que se planeje estratégica, operacional e gerencialmente.
Fabiano Alvim Barbosa e Rafahel Carvalho Souza, autores do livro “Administração de Fazendas de Bovinos – Leite e Corte”, descrevem o planejamento estratégico como um projeto para longo prazo, definindo o que e o quanto se deve produzir. O produtor deve determinar seus objetivos e fazer a análise do mercado externo e dos recursos internos.
Já o planejamento gerencial pode ser entendido como a parte responsável por adquirir e atribuir os recursos financeiros e materiais para a produção e, depois, distribuir o produto no mercado. Por último, o planejamento operacional está ligado a como conduzir o que foi definido no planejamento estratégico, ou seja, de que maneira, com que recursos, em quanto tempo e quem as executará.
Portanto, é notório que todas essas ações estão em sintonia e ter um planejamento bem preparado é uma vantagem em um mundo tão competitivo atualmente. Além disso, é uma boa maneira de se preparar para ampliar os negócios. Porém, não basta apenas ter um bom planejamento: é preciso que exista também uma gestão eficiente, ou seja, o gestor deve conservar a cooperação e o entendimento entre o grupo para que as atividades se mantenham prósperas.
Dessa forma, é possível otimizar o trabalho, expandir os lucros, investir em funcionários, capacitação dos trabalhadores e em tecnologias para manter sua empresa rural sempre em pleno funcionamento e competitiva no mercado consumidor!
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Fonte: http://blog.perfarm.com/planejamento-rural/
Lívia Martins Soares