WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Para que serve um feedback?

Nas empresas o feedback é fundamental para que se possa avaliar processos

Feedback

Em ambientes empresariais muito se fala sobre o feedback, mas pouco se sabe sobre. Por definição, na administração de empresas, o feedback é “entendido como a opinião que avalia e analisa o desempenho de um setor ou de um indivíduo na empresa tendo em vista contribuir com a melhoria do seu desempenho e consequentemente com o da organização.”.

José Carlos Maron Júnior, autor do Livro AFE Avaliação de Desempenho – Motivação e Desempenho Profissional, explica, em outras palavras, que feedback deve ser um instrumento diário de avaliação do profissional, dos processos e da empresa.

Para que serve o feedback?

Basicamente, ele deve servir para:

- Ajudar;
- Construir o futuro, em vez de discutir o passado;
- Ser uma mão dupla, isto é, um instrumento de melhora tanto para o emissor quanto para o receptor;
- Um plano de ação.

Como dar um feedback?

- Deve ser construído a partir de fatos, não de suposições;
- Deve ser imediato, isto é, sobre o que acabou de acontecer, não cumulativo;
- Deve ser feito pela própria pessoa, não por terceiros;
- Deve ser direto, ou seja, em vez de “você é um bom profissional, mas...”, deve-se dizer “esse erro aqui não pode se repetir”;
- Deve ser feito de forma privada, direcionado apenas para a pessoa que o recebe;
- Deve ser respeitoso, sendo possível criticar, mas sem desrespeitar o funcionário;
- Deve ser finalizado com algum reforço positivo e agradecimento.

Também é importante, ao final, esclarecer se houve compreensão do que foi dito.

Difícil receber

Para que se possa receber um feedback, é preciso muita habilidade e treino. Isso porque muitas pessoas não estão acostumadas a ter que assumir que erraram. Isso também pode ser dificultado pelo ambiente empresarial, pois muitas empresas tratam o processo como algo negativo.

Também, o feedback tem a função de fazer a pessoa “mudar”, o que o torna ainda mais complicado. Muitas pessoas estão em sua zona de conforto, achando que tudo está bem e se negando a mudar, o que faz com que a hora do feedback seja quase um filme de terror.

E, acredite. O feedback não deve, obrigatoriamente, ser negativo. Também pode ser feito para elogiar o desempenho em alguma tarefa ou para constatar que algo está bom e no “caminho do sucesso”.

Difícil fazer

Assim como receber, também é difícil dar um feedback. Muitas pessoas não sabem por onde começar e acabam por ter medo de “machucar” quem vai recebê-lo. Em muitos casos, também há problema quando o funcionário confunde o lado pessoal com o profissional e acha que o feedback que está recebendo está ligado ao pessoal.



Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Avaliação de Desempenho – Motivação e Desempenho Profissional
Como Gerenciar Pequenas Empresas
Gestão de Projetos – Elaboração e Gerenciamento

Fontes: Significados BR – significadosbr.com.br
GEN Negócios & Gestão – gennegociosegestao.com.br
Eduardo Brandão – eduardobrandao.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!