Em ambientes empresariais muito se fala sobre o feedback, mas pouco se sabe sobre. Por definição, na administração de empresas, o feedback é “entendido como a opinião que avalia e analisa o desempenho de um setor ou de um indivíduo na empresa tendo em vista contribuir com a melhoria do seu desempenho e consequentemente com o da organização.”.
José Carlos Maron Júnior, autor do Livro AFE Avaliação de Desempenho – Motivação e Desempenho Profissional, explica, em outras palavras, que feedback deve ser um instrumento diário de avaliação do profissional, dos processos e da empresa.
Para que serve o feedback?
Basicamente, ele deve servir para:
- Ajudar;
- Construir o futuro, em vez de discutir o passado;
- Ser uma mão dupla, isto é, um instrumento de melhora tanto para o emissor quanto para o receptor;
- Um plano de ação.
Como dar um feedback?
- Deve ser construído a partir de fatos, não de suposições;
- Deve ser imediato, isto é, sobre o que acabou de acontecer, não cumulativo;
- Deve ser feito pela própria pessoa, não por terceiros;
- Deve ser direto, ou seja, em vez de “você é um bom profissional, mas...”, deve-se dizer “esse erro aqui não pode se repetir”;
- Deve ser feito de forma privada, direcionado apenas para a pessoa que o recebe;
- Deve ser respeitoso, sendo possível criticar, mas sem desrespeitar o funcionário;
- Deve ser finalizado com algum reforço positivo e agradecimento.
Também é importante, ao final, esclarecer se houve compreensão do que foi dito.
Difícil receber
Para que se possa receber um feedback, é preciso muita habilidade e treino. Isso porque muitas pessoas não estão acostumadas a ter que assumir que erraram. Isso também pode ser dificultado pelo ambiente empresarial, pois muitas empresas tratam o processo como algo negativo.
Também, o feedback tem a função de fazer a pessoa “mudar”, o que o torna ainda mais complicado. Muitas pessoas estão em sua zona de conforto, achando que tudo está bem e se negando a mudar, o que faz com que a hora do feedback seja quase um filme de terror.
E, acredite. O feedback não deve, obrigatoriamente, ser negativo. Também pode ser feito para elogiar o desempenho em alguma tarefa ou para constatar que algo está bom e no “caminho do sucesso”.
Difícil fazer
Assim como receber, também é difícil dar um feedback. Muitas pessoas não sabem por onde começar e acabam por ter medo de “machucar” quem vai recebê-lo. Em muitos casos, também há problema quando o funcionário confunde o lado pessoal com o profissional e acha que o feedback que está recebendo está ligado ao pessoal.
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Fontes: Significados BR – significadosbr.com.br
GEN Negócios & Gestão – gennegociosegestao.com.br
Eduardo Brandão – eduardobrandao.com
por Renato Rodrigues