WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Os tipos de leite

Considerado um alimento bastante nutritivo, é possível encontrar vários tipos de leite nos mercados

Leite

Ao longo da sua história, o homem passou por diversas adaptações alimentares. Porém, o consumo de leite, que já existe há milhares de anos, tornou-se um hábito alimentar praticamente fundamental para a manutenção de sua saúde, dadas as suas propriedades nutricionais.

É preciso uma recomendação com um médico ou um nutricionista para ser consumido sem preocupação, haja vista a crescente no número de pessoas que possuem intolerância à lactose, uma das principais substâncias da bebida.

Apesar de ter se tornado, para muitos, um vilão, o leite ainda é considerado fonte de saúde, além de estar presente na culinária e ser um dos principais ingredientes de milhares de receitas que estão na mesa dos brasileiros.

Para comercialização, criou-se vários tipos de leites, que possuem características peculiares, sejam referentes aos nutrientes, ao sabor e ao aroma. A seguir, apresentamos os principais tipos de leite disponíveis:

Leite integral

Como o próprio nome deixa claro, o leite integral é aquele que é comercializado com suas características naturais, isto é, ele não passa por processo de remoção de gordura. Também, por essa característica, fica fácil perceber que esse é o tipo mais consumido.

Após passar por um processo de pasteurização, ele ganha mais “tempo de vida” e também se torna mais seguro para consumo. Conta com um alto teor de gordura, proteínas e cálcio, possuindo sabor intenso.

Leite semidesnatado

Entre o integral e o desnatado – que veremos logo a seguir –, encontra-se o semidesnatado. Esse tipo passa por um processo de remoção de pelo menos metade da gordura total que o leite possui originalmente, sem afetar o volume de proteínas e de cálcio, tornando-se um excelente aliado para quem deseja controlar a ingestão de calorias.

Do outro lado da moeda, temos: com menor valor calórico ele conta também com menor concentração de vitaminas lipossolúveis em comparação com o integral. Isso significa que, ao optar pelo semidesnatado, sua alimentação diária deva ser complementada com esses elementos.

Leite desnatado

Confirmando o que já vem sendo desenhado, o leite desnatado é aquele que passa pelo processo de remoção total das gorduras encontradas originalmente nesse. Com isso, torna-se, entre os outros, o tipo com menor índice calórico.

Também não perde proteínas e cálcio, mas possui sabor e aroma considerados “inferiores” em comparação aos anteriores, dado que a gordura que é retirada tem papel importante nessas características.

Leite de cabra

Não muito popular em nosso país, o leite de cabra possui valor nutricional importante. Possui mais gorduras o que o torna mais calórico, mas também mais nutritivo por conter mais vitaminas e alguns minerais. É uma opção para quem é intolerante ao leite de cava.

 


Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Leite:

Manual do Produtor de Leite
Ordenha Manual e Mecânica – Manejo para Maior Produtividade

Fonte: Pão de Açúcar – content.paodeacucar.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!