WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que são micorrizas?

As micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes de plantas e auxiliam na nutrição delas

Planta e raíz

Micorrizas são elementos fundamentais na ciclagem de nutrientes e para a manutenção da qualidade do solo. São formadas a partir de associações simbióticas entre fungos e raízes de plantas. São importantes, pois promovem uma relação biológica que é benéfica para uma quantidade extensa de fungos e vegetais.

Estima-se que, na natureza, mais de 90% das plantas vasculares possuam relação simbiótica com fungos. As micorrizas constituem o mutualismo, relação ecológica na qual as duas partes se beneficiam, pois o fungo absorve açúcares como alimento e as plantas têm sua capacidade de captação de nutrientes aumentada. Mas, na falta de uma dessas partes, a outra não consegue se desenvolver. Prova disso são as orquídeas, plantas extremamente dependentes de micorrizas para a sobrevivência.

São dividas em ectomicorrizas e endomicorrizas. Como o próprio nome sugere, no primeiro caso as hifas do fungo não penetram a raiz e se desenvolvem na parte externa da planta; no segundo, há a penetração das hifas e formação de invaginações na membrana celular do tecido radicular das plantas.

As primeiras são encontradas em 10% das famílias de plantas vasculares, mais comuns em eucaliptos, pinheiros e roseiras. Os fungos encontrados nessas espécies são, geralmente, Ascomicetos, Zigomicetos ou Basidiomicetos. A interação entre o fungo e a planta, nesse caso, pode ocorrer de forma específica ou generalista.

Mas, uma planta pode se associar a vários tipos de fungos concomitantemente, produzindo relações bem complexas. Micélios fungais podem, ainda, crescer distantes da raiz, o que faz com que forme uma “malha” com o solo e outros fungos, dando aos fungos, muitas vezes, a função de transmitir nutrientes para a planta, como carbono e nitrogênio.

As endomicorrizas, que se desenvolvem na parte interna das raízes, ocorrem de forma diferente das ecto. São categorizadas em micorriza arbuscular, ericoide e orquidoide. A primeira categoria amplia a superfície de contato entre o fungo e o citoplasma da célula vegetal, o que facilita a transferência de nutrientes. Recebe esse nome pela formação de reentrâncias segmentadas dentro da raiz, assemelhando-se a um arbusto.

As endomicorrizas ericóides têm como característica o crescimento de hifas espiraladas nas camadas superficiais das células da planta onde se hospedam. As orquidóides, por sua vez, ocorrem, obrigatoriamente, em todas as espécies de orquídeas, em algum estágio do desenvolvimento delas.





Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas
Produção de Mudas para Arborização Urbana
Paisagismo – Elementos de Composição e Estética



Fonte: Info Escola – infoescola.com


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!