No mundo empresarial, chegamos a um momento no qual não se admite estagnação da empresa e dos lucros. Cada vez mais as empresas precisam manter-se competitivas e ativas no mercado. E é nesse contexto que aparece como peça-chave a figura do gerente. Esse é o profissional que será responsável por mover a engrenagem do crescimento da empresa em que trabalha.
Mas, o que é um gerente? A palavra gerente é usada para referir-se à pessoa que, em determinada empresa ou organização, tem a função de guiar seus subordinados, executar e dar ordens, com o objetivo de que sejam cumpridas e a empresa cresça.
Então, quais são as principais habilidades de um gerente?
- Planejar e organizar suas atividades e as dos seus subordinados, determinando metas e fazendo o possível para cumpri-las;
- Raciocínio lógico para chegar a conclusões a partir de evidências disponíveis;
- Oratória para se expressar correta e claramente com seus funcionários e a empresa, apresentando ideias e fatos de forma clara e concisa;
- Saber expressar essas ideias também de forma escrita;
- Um bom gerente deve dominar a técnica de persuasão, expondo suas ideias de forma que seus ouvintes “compre-as”;
- Também deve saber ouvir ideias, sugestões e reclamações;
- Deve sentir-se motivado e realizado ao trabalhar;
- Criar uma boa impressão, ser reconhecido, ganhar a confiança, o respeito e a atenção de seus funcionários;
- Deve ser uma pessoa enérgica;
- Deve, antes de ser um gerente, um líder, que, em vez de dar ordens, motive seus subordinados a atingirem o resultado esperado.
Suas principais competências estão divididas em quatro áreas:
Planejamento
A sua resposta deve ser positiva para as questões que incluam a equipe no planejamento de atividades, o conhecimento dos objetivos da empresa e da equipe, a organização das atividades diárias e questões relacionadas ao funcionamento da empresa.
Organização
A sua resposta deve ser positiva para as questões que envolvam o desenvolvimento diário das tarefas, a organização da empresa e a execução de trabalhos gerenciais, como planejar, organizar, liderar e controlar.
Liderança
A sua resposta deve ser positiva para as questões que exijam o comprometimento dos seus subordinados com os resultados, a visão de cada funcionário como ser humano, entendendo suas reais necessidades e anseios e questões que envolvam sua equipe na obtenção dos resultados almejados.
Controle
A sua resposta deve ser positiva para as questões que façam referência a padrões pré-estabelecidos, sejam eles da empresa ou da equipe, questões que englobem não só o resultado, como também o caminho para atingi-lo e questões relacionadas a reuniões e discussões realizadas com sua equipe.
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Fonte: Admnistradores – administradores.com.br
Por Renato Rodrigues