WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que é a seborreia em cães?

A seborreia pode ocorrer devido a fatores genéticos, mas também pode ser causada por alergia alimentar

Cão sendo examinado - imagem ilustrativa

Por mais que pareça o contrário, cuidar de um cachorro não é uma tarefa difícil. Porém, ele precisa de mais do que comida, água e carinho. Muitos donos, por mais bem intencionados que estejam, cometem alguns erros na criação de seus animais, comprometendo a saúde e o bem-estar deles.

Silvia Parisi, autora do Livro AFE Como Cuidar Melhor do Seu Cachorro, emenda dizendo que os donos erram por falta de orientação, de conhecimento e até pela ansiedade de cuidar de seus cães da melhor maneira possível, esquecendo-se, porém, de que nem tudo que é bom para as pessoas é bom para os animais.

Cães estão mais susceptíveis a doenças de pele. Coceiras, irritações, queda de pelos, feridas, crostas e outros sintomas são comuns e devem ser observados para que não se tornem um problema mais grave. Os principais parasitas, como pulgas e carrapatos, podem ser os principais vetores de doenças dermatológicas, mas elas também podem ocorrer devido a infecções bacterianas ou fungicidas e até por alergias causadas por alimentos ou produtos utilizados em sua casa.

A seborreia

Como o próprio nome sugere, a seborreia é uma doença que afeta a produção de sebo dos animais. Quando há um defeito na queratinização da pele e na secreção do sebo, tem-se, como consequência uma inflamação, que caracteriza a dermatite seborreica.

Principais causas

Para avaliar as causas, é preciso diferenciar se a seborreia é causada por fatores primários ou secundários:

Primária: é causada por fatores genéticos, sem algum motivo definido. Isso significa que ela não surge a partir de alguma doença. É bem menos recorrente que a seborreia causada por fatores secundários.

Secundária: se desenvolve a partir de um “ponto inicial”, que altera o processo de secreção normal da pele. Geralmente são doenças parasitárias, infestação de pulgas, micoses ou outras infecções bacterianas, além de alergias alimentares ou deficiências nutricionais, entre outros.

Principais sintomas

É uma doença facilmente visualizável, que pode se manifestar de três formas:

- Seca, quando há descamação excessiva e a pele tem aspecto seco e quebradiço;

- Oleosa, quando é possível visualizar sebo, geralmente sem descamação e com a pele escurecida.

- Mista, quando há, ao mesmo tempo, a seborreia seca e oleosa.

O tratamento

Após identificar as causas, o tratamento deve ser iniciado. Seborreias por causas primárias requerem tratamento vital, pois não podem ser curadas, apenas aliviadas. Caso a seborreia seja devido a causas secundárias, deve-se tratar o que está causando-a. Geralmente, veterinários recomendam loções ou xampus para tratá-la, mas sem o tratamento da causa “base”, dificilmente o tratamento será eficiente.

Vale ressaltar que somente o médico veterinário deverá avaliar o animal e indicar o melhor tratamento, para que ele seja efetivo.

 


Conheça nossos Livros da Área Cães e Gatos:

Como Cuidar Melhor do Seu Cachorro
Guia de Primeiros Socorros para Cães
Como Entender e Adestrar seu Cão

Fonte: Syntec – syntec.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!