WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que devo saber para escrever melhor?

Esqueça aquela informação popular de que, para escrever bem, deve-se escolher palavras difíceis ou pouco conhecidas

Escrita - imagem ilustrativa

Rógeres Melo, autor do Livro AFE Como Aprender a Estudar – Ler, Memorizar e Escrever Melhor, afirma que todos nós sabemos que o desenvolvimento de um país é baseado em quantas pessoas tem acesso à educação. E é sabido também que quanto maior é a sua educação e qualificação, melhores são as chances de um sucesso promissor e estável. Portanto, pode-se concluir que a educação amplia seus horizontes com relação à cultura e aos objetivos de vida.

Nesse contexto, são várias as habilidades que uma pessoa precisa desenvolver para conseguir aprender e estudar de forma mais efetiva. Dentre elas, está o ato de saber escrever bem, fundamental para que se estabeleça uma comunicação eficiente entre os seres humanos. Essa habilidade também é requerida em concursos, vestibulares e provas.

Indo na contramão do pensamento popular, saber escrever bem não é algo tão impossível quanto parece. Logo, apresentamos algumas informações e dicas para te ajudar a alcançar essa habilidade essencial:

Escrever bem: o que é?

É comum ouvirmos que uma pessoa só sabe escrever bem se conhece a gramática por completo. A ortografia, isto é, saber como as palavras são escritas de acordo com as normas gramaticais, é apenas um dos primeiros passos para uma boa escrita. Além disso, o texto, qualquer que seja, deve cumprir seu objetivo comunicativo e as ideias precisam estar completamente organizadas para que ele seja plenamente entendido.

Dicas de escrita

- Leitura

Não há como definir uma “receita” para escrever bem. Contudo, caso fosse possível, o principal ingrediente dela seria a leitura. Além de ampliar o vocabulário, a leitura constante ajuda a aprender estruturas e regras gramaticais sem mesmo conhecê-las. Livros, jornais, revistas, notícias e até mesmo as redes sociais são uma boa fonte de leitura – desde que o conteúdo lido tenha sido escrito de acordo com a norma padrão.

- Estudos

Ainda que pareça muito óbvia, essa dica é totalmente importante, pois não há bom redator que não tenha, minimamente, estudado a língua portuguesa. E isso não significa saber as diferentes gramáticas detalhadamente: conhecer aspectos básicos já te ajudará a evitar um grande número de erros na escrita.

- Prática

O ditado popular de que a prática leva à perfeição é extremamente verdadeiro. Somente escrevendo regularmente será possível aperfeiçoar a sua escrita. Além dos gêneros formais, qualquer outra prática é válida, como reflexões, desabafos, bilhetes e resumos informais. Com isso, seu cérebro se tornará ativo e cada vez mais criativo.

- Ambiente

O local onde você escreve também pode influenciar diretamente no seu desempenho. Primeiramente, o conforto é imprescindível para que você consiga se expressar corretamente, dispondo de uma cadeira confortável, uma boa iluminação e uma ventilação adequada. A grande maioria das pessoas precisa, ainda, de um local calmo.

- Brainstorming

O conceito de brainstorming – conhecido como tempestade de ideias, em tradução livre – consiste em colocar no papel todas as suas ideias antes de conectá-las. Ao receber um tema, comum em provas, coloque no papel todos os conceitos relacionados a ele que você lembra para que, somente depois disso, seja possível organizar de forma clara e coesa todas as informações em seu texto.

- Estrutura

Todos os gêneros possuem uma estrutura própria, fazendo com que seja necessário entendê-la. Geralmente, a tríade introdução/desenvolvimento/conclusão se aplica a um grande número de gêneros, mas há características peculiares que os diferenciam. Por exemplo, não dá para escrever um texto dissertativo-argumentativo em tópicos ou em forma de narrativa.

- Simplicidade

Vulgarmente, criou-se uma falsa informação de que escrever bem significa escrever difícil. Por conta disso, estudantes se aventuram a colocar em seus textos palavras cuja ortografia não conhecem e acabam escorregando na língua portuguesa. Se você conhece a expressão “nos dias atuais”, porque tentar escrever “hodiernamente” sem ter a certeza de que a palavra se escreve com ou sem “h”?

 


Conheça nossos Livros da Área Educação:

Como Aprender a Estudar – Ler, Memorizar e Escrever Melhor
Professor: Como Ter Sucesso no Ensino Superior

Fonte: Biblioteca Prof. Lydio Machado Bandeira de Mello – Faculdade de Direito da UFMG – biblio.direito.ufmg.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Daniel Vieira Gonçalves

21 de nov de 2022

Vai ajudar muito a minha ortografia ainda mais palavras que começa com ce, ci ou se, si pode ver a letra "c" e "s" dependendo de onde estiver numa palavra pode representar o mesmo som. São tantas palavras que acabo esquecendo de com escrever.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

22 de nov de 2022

Olá, Daniel! Como vai?

Fico muito feliz em saber que você gostou da nossa matéria.

Não deixe de nos visitar, pois aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre!

Obrigada pelo feedback!

Grande Abraço,

Equipe CPT

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!