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O que devo saber para empreender?

Empreender requer o domínio de diferentes habilidades, afinal, o mercado está cada vez mais acirrado e competitivo

Saber para empreender

Atualmente, empreender tem se tornado um desafio para muitas pessoas. As escolhas têm um peso grande e podem gerar consequências para o resto da vida do empreendedor. Em momentos instáveis economicamente falando, a decisão de abrir o seu próprio negócio deve ser feita com muita cautela.

Marcos B. Lanna, autor do Livro AFE Segredos do Sucesso Empresarial, afirma que muitas pessoas acreditam que é necessário ter o "dom" para se tornarem grandes empreendedores ou grandes empresários. Mas na verdade, ninguém é melhor do que ninguém, apenas umas pessoas estão mais preparadas do que outras para identificarem oportunidades, estudá-las e implantá-las.

Ouve-se muito sobre empreendedorismo e, é certo, muitas pessoas sonham em abrirem seu próprio negócio, pois almejam independência financeira e uma vida mais "tranquila". Porém, para que isso aconteça é necessário ter atitudes e comportamentos empreendedores, além de saber administrar da melhor forma possível, completa Lanna.

No anseio de empreender, muitas pessoas acabam tendo ideias incríveis e criam negócios inéditos e modernos. Mas, essa boa ideia não significa, necessariamente, sucesso nos negócios. Mais do que saber criar o seu negócio, é preciso saber administrá-lo.

As tomadas de decisão precisam ser feitas com base no mercado. É ele quem dita as tendências e demonstra oportunidades para o seu negócio. A análise deve ser feita historicamente, não de pontos isolados.

Teóricos da área do empreendedorismo ditam “regras” que podem ser importantes para quem deseja empreender. Uma delas é a da experimentação, que consiste em experimentar todas as etapas do negócio que você pretende abrir. Na prática, seria como se você tivesse que vender uma pequena quantidade de produtos, por exemplo, de porta em porta.

A partir dessa experiência, você deverá buscar por fornecedores e avaliar as preferências do cliente. Então, você poderá, de acordo com as necessidades de mercado, avaliar também conceito, produção e entrega. Isso permite verificar se os seus objetivos estão aliados ao estilo de vida que o negócio impõe.

Também é fundamental verificar concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Estar ciente das empresas que são similares a sua ou que atuam no mesmo segmento é bom, mas é imprescindível conhecer também empresas que, indiretamente, suprem as necessidades de seus clientes. A título de exemplificação, caso você deseje se especializar em hambúrgueres, além das lanchonetes que também fazem hambúrguer, é preciso estar atento às pizzarias, bistrôs e outros estabelecimentos que trabalhem com a alimentação.

Detectar os pontos fortes e fracos dos concorrentes é essencial para que você possa definir estratégias de mercado e para que você possa chegar ao ponto de definir quais diferenciais você apresentará para se destacarem meio a eles.

Com a sua ideia “na mão”, a hora é de elaborar um plano de negócio. É nele que você deverá especificar todos os detalhes que nortearão seus passos, como o conceito, os valores, os riscos e estratégias, entre outros.

 


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Fonte: Implantando Marketing – implantandomarketing.com
por Renato Rodrigues

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