WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Mitos e verdades sobre o ovo

Vários mitos e verdades cercam o ovo. Conheça alguns deles

Ovo

Por ser um alimento extremamente popular, o ovo carrega consigo grande responsabilidade na alimentação das pessoas. É um alimento nutritivo e, aliado a um estilo de vida saudável, proporciona diversos benefício a nossa saúde. Porém, pela popularização, seu consumo também se depara com uma série de mitos e verdades. Vamos conhecê-los?

Tadeu Cotta, autor do Livro AFE Galinha – Produção de Ovos, contextualiza dizendo que o ovo de galinha é um alimento muito conhecido e apreciado na alimentação humana, desde a antiguidade. Dada tal importância, é preciso, portanto, checar algumas informações sobre ele.

Composição do ovo

Muito consumido por atletas, o ovo é uma fonte de proteína, considerado como uma das melhores. Também possui aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir e, por conta disso, possui alto valor biológico. Contém colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros nutrientes considerados essenciais.

Ovo e a memória

Por conter colina em sua gema, o ovo se torna um excelente aliado da memória. Esse nutriente é componente do neurotransmissor chamado acetilcolina, que executa diversas funções nas atividades neurológicas, cognição e pensamento.

Ovo engorda?

O consumo de ovo sofre uma limitação pelo fato de várias pessoas acreditarem que ele pode engordar, por conter gorduras. Porém, essas gorduras são consideradas boas e não atuam no ganho de peso, podendo, inclusive, ajudar na redução dele, consumido em quantidades adequadas. A forma como é preparado pode, sim, influenciar no ganho de peso. Mas, o alimento em si, não.

Ovo e o colesterol

Uma unidade possui o equivalente ao recomendado para consumo diário de colesterol. Porém, esse colesterol não é o responsável por aumentar o colesterol no sangue, mas sim a gordura saturada, que aumenta a produção desse componente pelo nosso organismo. A colina, substância presente no ovo, atua na redução da absorção do colesterol. A quantidade a ser consumida deve ser recomendada por um nutricionista.

Devo comer a gema ou a clara?

Cada uma dessas partes do ovo possui seus benefícios: enquanto a clara é rica em albumina (proteína pura), a gema é rica em vitaminas, minerais e gorduras boas. A partir disso, fica fácil perceber que é melhor consumi-lo inteiro.

Ovo no café da manhã. Pode?

Sim. O consumo de ovos no café da manhã proporciona diversos benefícios para o restante do dia. Isso porque promove uma sensação de saciedade, o que faz com que o consumo de alimentos calóricos em outras refeições seja reduzido.

O melhor tipo de ovo

O ovo vermelho e o branco são equivalentes no que diz respeito aos nutrientes, podendo variar de acordo com a alimentação da galinha. O que os difere é a galinha que o produziu. O preço diferente entre eles é justificado pelo fato de que galinhas que botam ovos vermelhos são maiores e, por consequência, precisam de mais alimento durante sua criação, valor que é repassado na comercialização.

O ovo no dia a dia

É possível comer ovo todos os dias, mas, deve-se ter cuidado com a quantidade em que se consome. Associado a uma dieta balanceada, é extremamente benéfico, como visto. Porém, seu consumo excessivo pode provocar reações alérgicas e hipersensibilidade alimentar.

 


Conheça nossos Livros da Área Avicultura:

Galinha – Produção de Ovos
Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras
Galinhas Poedeiras – Criação e Alimentação

Fonte: Natue by Mundo Verde – natue.com.br/natuelife/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!