WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Melhoramento genético de bovinos de corte: quais são as vantagens?

Ainda que seja oneroso, o melhoramento genético de bovinos garante os melhores resultados para o pecuarista

Gado de corte - imagem meramente ilustrativa

Com uma cadeia produtiva cada vez maior, os criadores de gado de corte se veem obrigados a garantir uma linha de produção intensa e com alta qualidade. Nesse sentido, quaisquer métodos que favoreçam a pecuária de corte podem e devem ser explorados pelo produtor, a exemplo do melhoramento genético.

Sylvio Lazzarini, um dos autores do Livro AFE Reprodução e Melhoramento Genético – Na Pecuária de Corte, destaca que o melhoramento genético do rebanho é um fator até cinco vezes mais importante que o ganho de peso, uma vez que os benefícios dessa técnica são cumulativos a longo prazo.

O que é o melhoramento genético?

Tal qual seu nome sugere, o melhoramento genético é um método que tem a finalidade de obter um rebanho com melhores índices genéticos, isto é, animais com características que garantam um alto padrão de qualidade. Evidentemente, o estabelecimento de animais com esses traços proporcionam um melhor resultado econômico.

Quais as vantagens do melhoramento genético?

- Melhor ganho de peso

Quando o animal possui padrão genético elevado, ele consegue se desenvolver de forma mais eficiente e, consequentemente, torna-se mais produtivo ao final da criação. Como uma reação em cadeia, a engorda é mais rápida – sem deixar de proporcionar uma carne com qualidade valorizada na comercialização.

- Redução nos custos da produção

Ainda, como mencionado, relacionado ao aspecto econômico, um rebanho geneticamente melhorado potencializa os lucros do produtor, pois é possível reduzir os gastos com insumos na engorda – água, pasto e ração, por exemplo. Isso, graças à aceleração do processo de engorda e à redução do intervalo entre as gerações.

- Produto mais valorizado

Se carne de qualidade é o que o mercado exige, a partir da técnica de melhoramento, tal objetivo é alcançado de forma mais efetiva. E, não só a carne em si, como também a reputação do produtor frente aos consumidores ajuda a destacar a sua propriedade dentre as suas concorrentes.

- Novas opções

Mais do que produzir uma excelente carne em menos tempo, há a possibilidade e ampliar o leque de atuação com a comercialização de animais de alto padrão genético para outras propriedades, uma vez que implementar um programa de melhoramento não é algo tão barato, sendo inviável para propriedades de menor porte.

O que considerar ao realizar o melhoramento genético?

Para que seja possível realizar a otimização genética do gado de corte, é fundamental passar por dois conceitos importantes: a seleção, que consiste na escolha dos animais a gerarem os “novos”; e o sistema de acasalamento, definindo qual animal cruzará com o outro.

Com a análise de dados zootécnicos dos animais, realiza-se uma classificação dos bovinos com qualidades de interesse econômico do pecuarista. Os bovinos precisam de ser separados em grupos – época de nascimento e sexo – e somente os que estiverem no topo da classificação são selecionados para proceder ao melhoramento.

No que diz respeito aos touros, recomenda-se que não sejam utilizados por muito tempo devido à redução da fertilidade à medida em que eles ficam mais velhos. Vacas e novilhas vazias têm que ser descartadas e, com o passar do tempo, as que forem utilizadas devem ser substituídas por animais que já foram melhorados.

As condições de que o produtor possui para criar o gado interferem igualmente na eficiência do melhoramento porque não basta escolher a melhor raça: é essencial que ela consiga se adaptar. De acordo com o tipo de reprodução escolhido, a seleção dos bovinos varia e, por isso, o custo-benefício necessita de análise antes da determinação de qual técnica reprodutiva utilizar.

 


Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Corte:

Reprodução e Melhoramento Genético – Na Pecuária de Corte
Confinamento de Bovinos – Na Pecuária de Corte
Reprodução e Melhoramento Genético – Na Pecuária de Corte

Fonte: Nutrição & Saúde Animal by Vaccinar – nutricaoesaudeanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!