Um MEI – microempreendedor individual – precisa estar atento à algumas dicas e tendências para se diferenciar no mercado, e tem facilidades como uma carga tributária menor e a possibilidade de trabalhar com home office, por exemplo.
Carlos Frederico Corrêa Ferreira, autor do Livro AFE Planejar para Empreender - O passo a passo para tornar seu Negócio um Sucesso!, afirma que hoje, mais do que nunca, é preciso estar atento às novas possibilidades e procurar sempre encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento da sua ideia de negócio.
Abrir o próprio negócio não é tarefa fácil, e quem empreende precisa trabalhar muito, gerenciar bem suas finanças e estar sempre inovando, para garantir que seu negócio não correrá riscos de falência. Mas ser um microempreendedor individual não é tão custoso assim, sendo possível conhecer o mercado sem gastar muito. O sucesso é garantido ao seguir algumas dicas e tendências. Confira:
Diferenciação
É importante conversar e estar sempre próximo dos clientes, para conhecer o público e oferecer um atendimento de qualidade. Esse pode ser um grande diferencial do MEI, já que os varejistas tradicionais não conseguem oferecer atendimento personalizado, por exemplo.
Promoções
Um MEI consegue ter flexibilidade no estoque com muita facilidade, não precisando consultar terceiros para tomar decisões em relação a preços. É possível fazer promoções e liquidações quando bem entender e, assim, garantir a fidelização de seus clientes.
Investimento no online
Pode ser muito interessante para um MEI divulgar e vender os seus produtos pelo Whatsapp, Instagram, Facebook e em marketplaces, pois a internet é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio hoje. Essa é uma facilidade, pois não é preciso investir muitos recursos para estar na internet hoje. Não é necessário nem criar uma plataforma do zero, pois é possível utilizar as próprias redes sociais para divulgar os produtos.
Fique atento às microfranquias
As microfranquias também podem ser muito atrativas para o MEI, sendo uma boa alternativa por já vir com uma espécie de “manual de instrução”. O ponto negativo é que o microempreendedor precisará pagar por uma mensalidade para usar a marca, mas isso pode valer a pena. É importante fazer análises e pesquisas de mercado sobre a aceitação da marca no local onde o MEI quer investir.
Home office
Hoje é muito comum, no Brasil, empreender de casa. O home office é uma alternativa muito interessante para o MEI, pois gera a economia de um valor que seria gasto com a locação de algum espaço. É importante, porém, entrar em contato com a Prefeitura e verificar se a atividade pode ser realizada em domicílio.
Criatividade
O mais importante para o MEI é não se desligar das tendências, para observar quais são os setores que mais precisam de serviços. Além disso, é importante ser muito criativo para que sua marca sempre chame a atenção.
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O Gerente Empreendedor
20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor
Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Revistapegn.globo.com/
por Renato Rodrigues