A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Invista na criação de cabras!

Além de serem rústicas, são mais resistentes a doenças e o manejo é simplificado em relação à criação de vacas leiteiras

Cabras

Lea Chapaval, autora do Livro AFE Manual do Produtor de Cabras Leiteiras, ressalta que a criação de cabras tem crescido em nosso país. Geralmente voltada para a produção de leite, esse tipo de criação tem se mostrado rentável e tem atraído criadores em todas as regiões brasileiras.

Além do aspecto econômico, as cabras apresentam vantagem em relação a outras criações por serem animais considerados “rústicos”, isto é, conseguem sobreviver e se desenvolver mesmo em locais com condições precárias, quando há, por exemplo, grandes secas, que provocam diminuição da disponibilidade de alimento.

Em comparação com as vacas, produzem menos leite. Porém, requerem um espaço menor para criação e consomem bem menos alimentos do que o gado leiteiro. Para se ter uma ideia, além de serem pouco exigentes quando à alimentação, oito cabras consomem a mesma quantidade de uma vaca. Além disso, o tempo de gestação é menor e estão menos suscetíveis a doenças por serem mais resistentes.

Ultrapassando, ainda, as vantagens de criação, a caprinocultura desempenha também uma função social: fornece leite para amamentar crianças garante que, mesmo famílias de baixa renda, tenham uma alimentação saudável com seu leite e sua carne.

Por falar em leite, o de cabra é considerado um dos melhores em relação às características nutricionais: é rico em gordura, proteína, minerais como cálcio, fósforo e ferro e vitaminas como A, C e B.

Escolhendo a melhor raça

O segredo do primeiro passo para uma criação de sucesso está na escolha dos animais. Deve-se optar por cabras de raça ou linhagens com período de lactação de 250 dias e produção inicial que supere 2,5l. Para isso, certifique-se de que você está adquirindo animais de criadores reconhecidos.

Dentre as principais raças leiteiras, podemos destacar:

- Toggenburg: raça leiteira que mede 1,10m de comprimento e pode atingir 80cm de altura, produzindo de 3l a 5l de leite por dia.
- Saanen: raça toda branca, podendo chegar a 1,15m de comprimento e a 93cm de altura, também produzindo de 3l a 5l de leite por dia.
- Nubiana: produz de 3l a 6l de leite por dia.
- Anglo-nubiana: com rendimento um pouco menor, produzindo de 2l a 4l de leite por dia.
- Murciana: considerada a raça mais elegante e bonita, mas também produzindo um pouco menos, de 2l e 3l por dia.

A criação de raças brasileiras não é recomendada, pois a produção, geralmente, é menor e com frequência reduzida.

A criação de cabras

É importante estar atento ao manejo desses animais, pois possuem um impulso de liberdade forte. Por conta disso, as cercas e instalações construídas para abrigar a criação devem ser resistentes e checadas com frequência, para impedir que elas fujam. A criação em estábulos é recomendada, pelo menos para que possam receber algum trato.

 


Conheça nosso Livro da Área Criação de Cabras:

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Livro

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

R$ 72,00 à vista ou em até 12x de R$ 6,00 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade