WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Informações importantes para quem deseja plantar coco

Cultivar coco não é uma tarefa fácil e a falta de alguns cuidados básicos podem provocar diversos problemas durante seu cultivo

Mudas de coco

O coco é uma fruta muito consumida em nosso país. Seja na sua forma natural, quando se consome a polpa e/ou a água, seja na forma industrializada, ralada ou transformada em produtos como leite e coco e óleo de coco, é uma fruta muito versátil e muito nutritiva, considerada, também, uma aliada de dietas saudáveis.

O autor do Livro AFE Cultivo de Coco Anão, Ângelo Mirisola, explica que são necessários vários cuidados em sua implantação, manejo e colheita, a fim de obter frutos de boa qualidade para a comercialização. Por ser uma cultura recente em várias regiões do país, os produtores possuem muitas dúvidas, que precisam ser sanadas para uma produção de qualidade.

Confira a seguir alguns dos possíveis problemas que podem ocorrer durante o cultivo de coco e como solucioná-los:

Frutos que caem

Alguns coqueiros possuem cocos que racham e caem quando começam a crescer. Isso pode ocorrer devido a alguns fatores climáticos e hídricos. Essa fase é considerada uma fase de “estresse” para o coqueiro, quando ele sofre com o excesso de chuvas após período prolongado de seca, por exemplo. Sobre esse problema, não há nada a fazer. Porém, quando se nota ataque de ácaros, que podem necrosar a região apical dos cocos, é necessário aplicar produtos para combater essa praga, que devem ser recomendados por profissionais capacitados. A queda pode ocorrer nas diferentes fases de vida do coqueiro e o coco caído pode ter tamanhos diversos, variando de acordo com o problema que causa a sua queda.

Ataque de formigas

As formigas não costumam atacar coqueiros, somente quando estão associadas ao pulgão, uma praga que excreta substâncias doces, atraindo-as. Nesse caso, fica fácil perceber que a melhor forma de combater a presença das formigas é eliminando os pulgões, pulverizando óleos vegetais sobre as plantas.

Coqueiro sem coco

Dois fatores podem provocar esse problema: a miúda utilizada no plantio era de má qualidade ou as condições do local onde a planta é cultivada não são favoráveis. Antes de plantar, deve-se escolher mudas de procedência e garantir que o solo ofereça os nutrientes necessários aos coqueiros para solucionar esse problema.

Frutos que não crescem

Esse problema também pode ocorrer por uma série de fatores: adubação inadequada, pobre ou em excesso; ataque de ácaros, que pode ser solucionado conforme mencionado acima; ou, ainda, temperatura e umidade relativa do ar baixas na região onde se cultiva o coco. É preciso estar atento à quantidade de adubo oferecida e se as condições favorecem o desenvolvimento da fruta.

Cocos que não possuem água

Relacionado aos anteriores, as más condições do solo podem ser as responsáveis pela produção de cocos sem a água. Também entra como possível culpada a muda de má qualidade. Solucionar esse problema é um pouco mais complicado e requer orientação de um profissional para avaliar as condições do solo e recomendar adubação para suprir as carências.

 


Conheça nossos Livros da Área Fruticultura:

Cultivo de Coco Anão
Planejamento e Implantação de Pomar

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!