O que é planejamento? De acordo com o dicionário Aurélio, planejar consiste em um processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Também, elaborar um roteiro de ações para atingir determinado fim. Em empresas, essa palavra é fundamental.
Planejar envolve, dentre outros processos:
- Estabelecer objetivos simples, claros e definidos;
- Definir os caminhos a serem percorridos para que se atinja esses objetivos;
- Definir procedimentos para que, através de ações, seja possível viabilizar a conquista dos objetivos traçados;
Paulo Veríssimo e José Júnior Lima Alves de Oliveira, autores do Livro AFE Gestão de Projetos – Elaboração e Gerenciamento, afirmam que o conceito de planejamento é muito amplo, mas a maioria dos significados envolve caminhos e objetivos.
No âmbito empresarial, planejar é fundamental para que a administração seja eficaz. Isso porque é irrelevante abrir um negócio se o empreendedor não tem objetivos definidos. Isso porque não será possível traçar planos e caminhos para atingi-los, bem como “por onde começar” e quais deverão ser os próximos passos.
Porém, planejar não significa uma forma rígida de administração. Ele pode e, em alguns casos, deve ser mudado, dado que a sociedade está em constante mudança. Mas, com ou sem mudanças, ele deve ser seguido. Pois, seguir por outra linha, significa arriscar e colocar todo a sua empresa em risco.
O caminho traçado para atingir deve ser adequado a cada época, sendo necessário moldar e remoldar seu planejamento de acordo com o momento em que sua empresa, mercado ou clientes se encontram.
Em nosso país, é crescente o número de empresas que encerram sua atividade, tendo como um dos principais motivos a falta de planejamento. Isso liga o alerta para que os empreendedores invistam em administração e planejamento.
A partir dessas atitudes básicas, fica mais fácil definir a forma de utilização de recursos, métodos que serão ideais para alcanças os objetivos propostos, profissionais com perfil ideal para a empresa, uso de tecnologias, dentre outros.
Muito mais importante do que ter um excelente produto ou serviço para abrir uma empresa, é vital saber administrá-la. Caso o planejamento não esteja caminhando para atingir os objetivos necessários, deve-se realizar uma análise profunda, traçando novos caminhos ou até fazendo outro planejamento.
Planejamento e organização não são palavras que possuem o mesmo significado, mas sim, palavras que se completam. É possível arriscar uma ideia de que organização, em síntese, produz um planejamento eficiente. Contudo, não se deve relacionar o conceito de planejamento com “burocracia” ou “complexidade de tarefas”.
Ressaltando o que já foi dito, o planejamento deve estar adequado à época e à situação em que a empresa se encontra. Só a partir disso, será possível alcançar um planejamento de sucesso, contemplando todos os objetivos postulados.
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por Renato Rodrigues