WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Importância do planejamento para empresas

Planejar, em resumo, significa traçar caminhos para atingir determinados objetivos

Planejamento para crescimento

O que é planejamento? De acordo com o dicionário Aurélio, planejar consiste em um processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Também, elaborar um roteiro de ações para atingir determinado fim. Em empresas, essa palavra é fundamental.

Planejar envolve, dentre outros processos:

- Estabelecer objetivos simples, claros e definidos;

- Definir os caminhos a serem percorridos para que se atinja esses objetivos;

- Definir procedimentos para que, através de ações, seja possível viabilizar a conquista dos objetivos traçados;

Paulo Veríssimo e José Júnior Lima Alves de Oliveira, autores do Livro AFE Gestão de Projetos – Elaboração e Gerenciamento, afirmam que o conceito de planejamento é muito amplo, mas a maioria dos significados envolve caminhos e objetivos.

No âmbito empresarial, planejar é fundamental para que a administração seja eficaz. Isso porque é irrelevante abrir um negócio se o empreendedor não tem objetivos definidos. Isso porque não será possível traçar planos e caminhos para atingi-los, bem como “por onde começar” e quais deverão ser os próximos passos.

Porém, planejar não significa uma forma rígida de administração. Ele pode e, em alguns casos, deve ser mudado, dado que a sociedade está em constante mudança. Mas, com ou sem mudanças, ele deve ser seguido. Pois, seguir por outra linha, significa arriscar e colocar todo a sua empresa em risco.

O caminho traçado para atingir deve ser adequado a cada época, sendo necessário moldar e remoldar seu planejamento de acordo com o momento em que sua empresa, mercado ou clientes se encontram.

Em nosso país, é crescente o número de empresas que encerram sua atividade, tendo como um dos principais motivos a falta de planejamento. Isso liga o alerta para que os empreendedores invistam em administração e planejamento.

A partir dessas atitudes básicas, fica mais fácil definir a forma de utilização de recursos, métodos que serão ideais para alcanças os objetivos propostos, profissionais com perfil ideal para a empresa, uso de tecnologias, dentre outros.

Muito mais importante do que ter um excelente produto ou serviço para abrir uma empresa, é vital saber administrá-la. Caso o planejamento não esteja caminhando para atingir os objetivos necessários, deve-se realizar uma análise profunda, traçando novos caminhos ou até fazendo outro planejamento.

Planejamento e organização não são palavras que possuem o mesmo significado, mas sim, palavras que se completam. É possível arriscar uma ideia de que organização, em síntese, produz um planejamento eficiente. Contudo, não se deve relacionar o conceito de planejamento com “burocracia” ou “complexidade de tarefas”.

Ressaltando o que já foi dito, o planejamento deve estar adequado à época e à situação em que a empresa se encontra. Só a partir disso, será possível alcançar um planejamento de sucesso, contemplando todos os objetivos postulados.

 


Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Projetos – Elaboração e Gerenciamento
Como Não Quebrar sua Empresa
20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor

Fonte: UDEMO – udemo.org.br
Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!