Lúcia Aparecida Maria, autora do Livro AFE Manual do Vendedor, destaca que o vendedor é, hoje, a mola propulsora para qualquer indústria, comércio ou setor financeiro. Em uma sociedade totalmente consumista e dominada cada vez mais pela tecnologia, o grande diferencial deverá ficar nas mãos dos vendedores mais habilitados e preparados para conquistar clientes cada vez mais exigentes e conscientes.
Algumas pessoas já nascem com o dom para a área de vendas e conseguem obter êxito em sua área de atuação de forma mais fácil. Contudo, para quem não nasceu com esse dom, é possível, com o auxílio de treinamentos e busca constante de aperfeiçoamento profissional, tornar-se um vendedor de sucesso.
Na elaboração de um currículo, é comum que se tenha dúvidas sobre o que registrar, pois muita gente tem medo de colocar informações em demasia ou pecar pela falta delas. Concorrer a uma vaga de vendedor exige, contudo, que você tenha algumas habilidades específicas, o que torna ideal que você as coloque em seu currículo. A seguir, apresentamos algumas delas:
- Lidar com metas
Uma das habilidades mais valorizadas em um bom vendedor é a de saber lidar com as tão temidas “metas”. Geralmente, de forma mensal, empresas e comércios costumam estabelecer metas para que seus vendedores as cumpram, sejam a curto ou a médio prazo. Buscar atingi-las diariamente, mensalmente ou anualmente deve ser o seu foco, portanto você deve possuir essa habilidade.
- Abordagem
Saber abordar o cliente também implica em uma venda finalizada – ou em uma não finalizada. É necessário saber assumir os riscos de suas estratégias de abordagem, em detrimento de outras. A essa habilidade, dá-se o nome de “assumir riscos calculados”, muito visada por contratantes.
- Trabalho em equipe
Ainda que você realize as vendas de forma individualizada, saber trabalhar em equipe é fundamental para um bom vendedor. O trabalho em conjunto é crucial para que as melhores estratégias de vendas sejam traçadas. Com isso, as chances de obter sucesso na função de vendedor aumentam.
- Networking
Essa palavra estrangeira se refere à habilidade de “ter contatos”. Em outras palavras, bons vendedores são aqueles que também sabem criar boas redes de contatos com fornecedores, clientes e até com outros vendedores, o que ajudará a fechar contratos futuramente e a crescer na carreira.
- Planejamento
O planejamento e a organização são uns dos pilares que sustentam excelentes profissionais. Vendedores se deparam diariamente com uma rotina de metas, de afazeres e de estratégias para vender mais e conquistar mais clientes. Logo, saber se planejar transforma seu dia de trabalho em algo muito mais satisfatório. Em seu currículo, é importante ressaltar sua habilidade de planejamento.
- Storytelling
Em tradução literal, “storytelling” significa “contar histórias”. Como isso se encaixa no dia a dia de um vendedor? Simples! O domínio das técnicas de storytelling permite que você crie narrativas atraentes para os clientes e prenda a atenção deles na sua venda, fazendo com que se interessem mais e, consequentemente, acabem comprando. Com o storytelling, você entra no imaginário do seu cliente e desperta nele o desejo pelo produto ou serviço.
- Comprometimento
Metas, clientes, funções, rotina e resultados exigem comprometimento por parte do profissional vendedor. É fundamental comprometer-se com aquilo que você promete ao seu cliente e com tudo aquilo que o estabelecimento te designa.
Conheça nossos Livros da Área Vendas:
Manual do Vendedor
Como Vender Mais e Manter seus Clientes
Vendedor Profissional
Fonte: Agendor Blog – agendor.com.br
por Renato Rodrigues
Como Vender Mais e Manter seus Clientes
Manual do Vendedor
Vendedor Profissional
Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87