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Habilidades de um bom vendedor que você deve colocar em seu currículo

Na hora de contratar profissionais para o setor de vendas, empresas costumam valorizar algumas habilidades necessárias para a função

Contratação de funcionário - imagem ilustrativa

Lúcia Aparecida Maria, autora do Livro AFE Manual do Vendedor, destaca que o vendedor é, hoje, a mola propulsora para qualquer indústria, comércio ou setor financeiro. Em uma sociedade totalmente consumista e dominada cada vez mais pela tecnologia, o grande diferencial deverá ficar nas mãos dos vendedores mais habilitados e preparados para conquistar clientes cada vez mais exigentes e conscientes.

Algumas pessoas já nascem com o dom para a área de vendas e conseguem obter êxito em sua área de atuação de forma mais fácil. Contudo, para quem não nasceu com esse dom, é possível, com o auxílio de treinamentos e busca constante de aperfeiçoamento profissional, tornar-se um vendedor de sucesso.

Na elaboração de um currículo, é comum que se tenha dúvidas sobre o que registrar, pois muita gente tem medo de colocar informações em demasia ou pecar pela falta delas. Concorrer a uma vaga de vendedor exige, contudo, que você tenha algumas habilidades específicas, o que torna ideal que você as coloque em seu currículo. A seguir, apresentamos algumas delas:

- Lidar com metas

Uma das habilidades mais valorizadas em um bom vendedor é a de saber lidar com as tão temidas “metas”. Geralmente, de forma mensal, empresas e comércios costumam estabelecer metas para que seus vendedores as cumpram, sejam a curto ou a médio prazo. Buscar atingi-las diariamente, mensalmente ou anualmente deve ser o seu foco, portanto você deve possuir essa habilidade.

- Abordagem

Saber abordar o cliente também implica em uma venda finalizada – ou em uma não finalizada. É necessário saber assumir os riscos de suas estratégias de abordagem, em detrimento de outras. A essa habilidade, dá-se o nome de “assumir riscos calculados”, muito visada por contratantes.

- Trabalho em equipe

Ainda que você realize as vendas de forma individualizada, saber trabalhar em equipe é fundamental para um bom vendedor. O trabalho em conjunto é crucial para que as melhores estratégias de vendas sejam traçadas. Com isso, as chances de obter sucesso na função de vendedor aumentam.

- Networking

Essa palavra estrangeira se refere à habilidade de “ter contatos”. Em outras palavras, bons vendedores são aqueles que também sabem criar boas redes de contatos com fornecedores, clientes e até com outros vendedores, o que ajudará a fechar contratos futuramente e a crescer na carreira.

- Planejamento

O planejamento e a organização são uns dos pilares que sustentam excelentes profissionais. Vendedores se deparam diariamente com uma rotina de metas, de afazeres e de estratégias para vender mais e conquistar mais clientes. Logo, saber se planejar transforma seu dia de trabalho em algo muito mais satisfatório. Em seu currículo, é importante ressaltar sua habilidade de planejamento.

- Storytelling

Em tradução literal, “storytelling” significa “contar histórias”. Como isso se encaixa no dia a dia de um vendedor? Simples! O domínio das técnicas de storytelling permite que você crie narrativas atraentes para os clientes e prenda a atenção deles na sua venda, fazendo com que se interessem mais e, consequentemente, acabem comprando. Com o storytelling, você entra no imaginário do seu cliente e desperta nele o desejo pelo produto ou serviço.

- Comprometimento

Metas, clientes, funções, rotina e resultados exigem comprometimento por parte do profissional vendedor. É fundamental comprometer-se com aquilo que você promete ao seu cliente e com tudo aquilo que o estabelecimento te designa.

 


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Fonte: Agendor Blog – agendor.com.br
por Renato Rodrigues

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