WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Floricultura caseira: flores comestíveis

Além de enfeitar sua casa, as flores também podem dar sabor ao seu prato

Salada com flores

Todo mundo está acostumado a associar as flores ao amor, à beleza e à decoração. Porém, muito além dessas funções, as flores também podem servir como ingrediente em algumas receitas. Isso porque existem várias espécies de flores comestíveis, utilizadas em chás, saladas e até em doces.

José Geraldo, um dos autores do Livro AFE Produção Comercial de Rosas, afirma que muito além da ornamentação, a função comestível de algumas flores ainda é desconhecida por boa parte da população.

Conheça a seguir algumas flores que podem ser plantadas em casa e que podem, além de enfeitar, ser ingrediente de suas receitas:

Capuchinha

Todas as partes da capuchinha podem ser aproveitadas na culinária: suas folhas podem ser empregadas em sucos, infusões e chás. As flores em si, podem abrilhantar saladas e complementar tábuas de queijos e carnes. Os frutos imaturos lembram a alcaparra, quando preparados em conserva. Suas sementes, podem ser moídas e, dessa forma, substituem a pimenta. A capuchinha tem um sabor um pouco picante e amargo, que lembra muito o famoso agrião.

Violeta

Uma das variedades da violeta pode ser utilizada para a preparação de doce de violeta, chás, bolos e até xaropes. Suas flores também podem ser ingrediente de saladas ou incluídas em manteiga ou geleias. É uma planta pouco espaçosa e de fácil cultivo, o que favorece seu cultivo em casas e apartamentos.

Hibisco

O hibisco é muito conhecido por suas propriedades medicinais. Também pode integrar geleias caseiras e chás quentes ou frios. Durante seu crescimento, é uma bela planta ornamental, com caráter rústico e crescimento rápido, além de não ser exigente quanto à época do ano em que é produzida.

Rosas

As flores mais conhecidas mundialmente também podem “ganhar” essa função culinária. Além de decorar bolos e doces, também pode ser utilizada em xaropes e saladas. Também podem dar sabor a coberturas, sorvetes, geleias e enfeitar bebidas. Uma de suas vantagens é que as rosas podem ser produzidas o ano inteiro, mas não são muito fãs de umidade.

Lavanda

Muito utilizada na fabricação de cosméticos, a lavanda também é consumida em chás e bebidas. Também pode ser empregada em sobremesas e possui sabor e aroma peculiares, com um toque cítrico.

Flor-de-mel

Seu nome diz muito sobre sua principal característica: possui um aroma intenso de mel e sabor adocicado. Além de sobremesas, combina com carnes e com peixes. Suas folhas, porém, possuem sabor apimentado.



Conheça nossos Livros da Área Floricultura:

Produção Comercial de Rosas
Crisântemos
Cultivo de Bromélias

Fontes: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
Casa e Jardim – revistacasaejardim.globo.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!