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Fidelize seus clientes!

Um dos seus diferenciais pode ser apostar no pós-compra

Clientes

Todo e qualquer comércio pode acreditar que possui a “fórmula do sucesso”, contida em ideias inovadoras ou em um gestor extremamente capacitado. Porém, tudo é em vão quando empresas não conseguem obter e nem manter fiéis a seus produtos ou serviços as estrelas principais: os clientes.

Paulo Veríssimo, um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, explica que o cliente é o elemento principal para o sucesso de qualquer empreendimento, uma vez que, sem clientes, não há venda e, consequentemente, não há faturamento.

Nesse sentido, muito além de conquistar, é preciso fidelizar seus clientes, o que garante que eles sempre voltarão a comprar de você. Como? Fique tranquilo! A gente te ajuda:

Fidelizar clientes significa criar uma relação mais íntima com ele, isto é, fazer com que ele se sinta confortável com sua empresa, de forma a consumir sua marca de forma contínua e repetida. Além disso, o conceito de fidelização também está relacionado à forma como ele fala da sua empresa e a divulga. Por isso é essencial promover essa relação fiel.

O que fideliza um cliente?

Dentre outros pontos, apresentamos alguns que criam uma identificação entre ele e sua empresa:

- Experiência de compra personalizada;
- Atendimento de qualidade;
- Antecipação de suas necessidades;
- Comunicação clara e objetiva;
- Transparência e possibilidade de negociação;
- Programas de fidelidade que proporcionem benefícios.

Dicas para fidelizar seus clientes

Atendimento

Em primeiro lugar, um atendimento de qualidade deve ser requisito mínimo para sua empresa. Para isso, você deve ter empatia: coloque-se no lugar dele e atenda-o da forma como você gostaria de ser atendido. Escute, dê atenção e fique atento a qualquer sinal dele para que seja possível adaptar sua abordagem.

Experiência

Todo mundo já passou por algum estabelecimento comercial ao qual não deseja voltar mais pela (péssima) forma como foi atendido. Então, procure oferecer uma experiência de compra mais personalizada para ele, isto é, faça com que ele se sinta “vip”. Seja pessoalmente, por e-mail, telefone ou qualquer outro canal, personalize o contato e deixe de lado o atendimento “padrão”.

Programas de fidelidade

Oferecer vantagens, descontos ou brindes aos clientes por meio de programas de fidelidade é sempre uma boa aposta. Porém, fique atento a todos os detalhes para que o programa, ao final, não signifique dor de cabeça. Tenha um regulamento bem definido e estimule a participação de seus clientes com ética e compromisso.

Pós-compra

Muito mais do que uma boa experiência pré e outra durante a compra, você pode ser um diferencial ao oferecer uma experiência pós-compra. Peça ao cliente para avaliar o atendimento, bem como os resultados do produto ou serviço e utilize isso como um termômetro para consertar possíveis erros e potencializar os acertos.



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Fonte: Klickpages Blog – klickpages.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

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