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Ferramentas para utilizar como Gerente

Se você é gerente de um estabelecimento, está na hora de aplicar esses conceitos no seu negócio!

 

Ferramentas para utilizar como Gerente    Artigo AFE

Existem diversas ferramentas mercadológicas e de marketing que podem ser aplicadas para que as vendas melhorem e a marca do seu negócio fique mais edificada no mercado. O professor Cícero Gomes, autor do Livro O Gerente Empreendedor, ensina como utilizar as ferramentas da melhor maneira.


Não se esqueça de que as ferramentas não podem ser utilizadas sem um foco específico. Em qualquer hipótese, trace um planejamento, estabeleça metas e só depois eleja as ferramentas a serem utilizadas.


1. Logomarca: é um bom recurso. Cuidado com o uso de marcas de gosto duvidoso, de letras emboladas, de símbolos estranhos. Lembre-se que tudo isto é feito para o cliente e não para sua realização, como homenagem à esposa, filhos, pais, etc.


2. Cor: você pode associar sua empresa a uma cor. Facilita a memorização dos seus clientes;


3. Slogan: são pequenas expressões, vinhetas, frases curtas que dizem de sua empresa, missão, metas, relacionamentos, etc. Podem expressar grandes ideias e auxiliar fortemente sua comunicação com seus clientes;


4. Embalagem: Essa será a ferramenta que acompanhará seu cliente após as compras. Ele não deve se sentir um cartaz ambulante. Projete algo interessante, atrativo. Não se esqueça da personalidade (identidade) de sua empresa;


5. Decoração: seu espaço deve ser aconchegante, ao gosto do seu cliente. Utilize instrumentos que indiquem os caminhos de seu atendimento. Uma loja de roupas finas talvez deva ter uma aparência diferente de outra com produtos populares. Um consultório, uma loja de peças para automóveis, tudo isto faz parte de um universo que precisa ser bem estudado e explorado;


6. Cartazes internos: devem ser de bom gosto, atrativos, que sugiram vendas ou novos produtos. Cuidado para não transformar sua empresa em um salão pós-baile de carnaval com confetes, serpentinas, cartazes grandes, feitos de forma inadequada (parecem rascunhos de tão mal-acabados);


7. Cartazes externos: podem ser colocados próximos de sua loja, em frente, ou mesmo em vias de acesso, em ônibus, táxis, enfim, onde você tenha confiança que será observado pelos seus clientes ou futuros clientes. Novamente, não se esqueça: bom gosto é fundamental. Em tempo: quando falamos em bom gosto, não nos referimos a coisas caras nem tampouco refinadas. Esses processos de comunicação precisam se parecer com seus clientes;


8. Uniforme: será adequado para sua empresa? Pessoas uniformizadas passam a impressão (que esperamos seja realidade) de uma empresa organizada, estruturada. Talvez isto seja importante para o seu cliente;


9. Horário de funcionamento: é um ponto que pode ser muito bem trabalhado. As empresas não devem funcionar em determinados horários, porque as outras também o fazem. Deve ter como finalidade bem atender os seus clientes. Abertura e fechamento visando ampliar um atendimento pode ser um bom caminho para alavancar vendas.


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