WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Fabricação de ração de qualidade para a pecuária

A correta instalação dos equipamentos e a compra de matéria-prima de qualidade são alguns dos fatores que garantem uma boa ração

Ração para animais - imagem ilustrativa

A produção animal brasileira, inserida em um mundo globalizado, não deve medir esforços para conquistar a credibilidade dos clientes com a oferta de produtos de alta qualidade nutricional e sanitária, mantendo sua excelência em competitividade econômica, segurança alimentar e saúde de seus consumidores em todo o mundo.

Nesse contexto, destaca-se a importância do fornecimento de uma boa alimentação aos animais criados, muitas vezes em forma de rações que são fabricadas na mesma propriedade em que se desenvolve a criação ou industrializadas.

Humberto Pena, autor do Livro AFE Fabricação de Rações e Suplementos para Animais – Gerenciamento e Tecnologias, informa que a preocupação em manter a segurança alimentar, a saúde dos animais e dos seres humanos e a evolução constante das diversas áreas de produção de alimentos está orientando as fábricas de rações e suplementos a reverem seus métodos de produção e renovarem suas tecnologias.

Nesse contexto, garantir uma produção correta e um produto de qualidade é um dever de quem fabrica esse tipo de alimento. Para isso, fique atento a algumas dicas importantes:

Equipamentos

Em primeiro lugar, para que todo o processo de fabricação seja exitoso, é fundamental que todos os equipamentos envolvidos estejam corretamente instalados e com a manutenção em dia. A má instalação de um equipamento pode, por exemplo, limitar a produção do outro e, consequentemente, toda a produção da propriedade.

Matérias-primas

Para que o produto acabado seja de qualidade, a matéria-prima também precisa ser. Com a finalidade de garantir a excelência do produto final, o produtor tem que definir padrões de qualidade para a compra da matéria-prima e é recomendável que ela seja sempre examinada antes de ser empregada na fabricação.

Controle

Não basta colocar os ingredientes em uma ponta da máquina e esperar que, minutos depois, eles saiam na outra ponta em forma de ração e perfeitamente produzidos. São várias as etapas pelas quais a fabricação de ração passa e, por conta disso, é crucial que cada uma delas seja controlada de perto: recebimento e armazenamento das matérias-primas, moagem, dosagem, mistura, peletização ou extrusão, esfriamento, armazenagem e expedição. A título de exemplificação, na moagem, a conferência deve ser feita para fiscalizar a granulometria do que foi moído.

Adequação nutricional

São vários os tipos de ração produzidos, cada um indicado para uma fase de vida de uma espécie animal. Isso implica na análise da matéria-prima utilizada para determinação das quantidades utilizadas, com o objetivo de garantir a correta nutrição dos animais. Essa etapa requer o acompanhamento de um nutricionista, profissional tem a capacidade de recomendar uma dieta balanceada e uma fabricação mais barata.

Boas práticas de fabricação de rações

O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, instituiu algumas Boas Práticas de Fabricação de alimentos destinados à alimentação animal, que são procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição do produto final, com o objetivo de garantir a qualidade, conformidade e segurança dos produtos destinados à alimentação animal. Na Instrução Normativa 4/2007, é possível encontrá-las.

Treinamento e capacitação de pessoas envolvidas na fabricação

Todas as pessoas envolvidas na fabricação de rações precisam de treinamento para que consigam operacionalizar todo o sistema de fabricação e garantir que a ração produzida seja de qualidade. Há várias funções em toda a cadeia produtiva e cada pessoa deve estar capacitada para atuar naquela à qual foi designado. E, ao contrário do que muitos produtores acreditam, essa capacitação deve ser constante, haja vista a contínua modernização dos equipamentos e instalações e otimização do processo.

 


Conheça nossos Livros da Área Alimentação Animal:

Fabricação de Rações e Suplementos para Animais – Gerenciamento e Tecnologias
Matérias-primas para Produção de Ração – Perguntas e Respostas
Minerais e Vitaminas para Bovinos, Ovinos e Caprinos

Fontes: BTA ADD INNOVATION – btaaditivos.com.br/br/blog/
Governo Federal – gov.br/agricultura/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!