WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Estimule a sua equipe de trabalho!

Sua equipe precisa estar sempre alinhada com o serviço e com a sua empresa, sem que o ambiente de trabalho se torne tóxico

Equipe de trabalho

Não basta ter uma ideia brilhante e abrir uma empresa para obter sucesso no mundo do empreendedorismo. Claro que esses fatores são importantes, mas também há outros, como o gerenciamento de uma boa equipe de trabalho, para que ela consiga alcançar todos os objetivos pretendidos com o empreendimento.

Paulo Veríssimo, um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, ressalta que uma equipe de trabalho bem gerenciada caminha mais rapidamente no rumo do sucesso, o que torna fundamental para que o seu negócio prospere.

Essa tarefa está mais facilitada atualmente devido às novas tecnologias, que permitem conectar pessoas mesmo à distância. Mas, só isso não basta! Fique por dentro de algumas estratégias para estimular e cuidar de sua equipe:

Bem-estar

Para trabalharem mais satisfeitos e de forma mais produtiva, é preciso dar atenção à saúde mental e física dos funcionários. Porém, essa preocupação deve ser efetiva, isto é, não adianta apenas a empresa promover um “dia do bem-estar” para os funcionários e construir um ambiente tóxico para eles em todos os outros dias do ano. Mais do que ações simples, é preciso pensar em soluções para diminuir o estresse diário dos funcionários, por exemplo.

Feedback

O feedback deve ser constante e servir como um estímulo aos funcionários: gestores conseguem identificar e lapidar talentos, aumentando o engajamento dos profissionais; empregados conseguem perceber quais habilidades devem ser aprimoradas e quais precisam ser potencializadas, por exemplo. O feedback não deve ter caráter punitivo.

Assédio

O assédio, em todas as suas formas, é extremamente prejudicial ao ambiente de trabalho e a discussão sobre ele está em voga nos dias atuais, além de ser crime. É necessário estar atento ao que manda a legislação para evitar problemas como chantagens, abuso de poder ou o assédio sexual. Nesse caso, sim, cabe a dedicação de algum programa de conscientização na empresa, com o intuito de evitá-lo.

Vida digital

A tecnologia, que se aprimora cada dia mais com o objetivo de facilitar as relações humanas, pode se transformar também em uma armadilha. Profissionais devem separar o que é público do que é privado e precisam ter cuidado com essa vida “conectada”. A empresa tem o dever de definir diretrizes claras em relação a esse assunto, reafirmando seus valores, o perfil do seu negócio e sua posição – flexível ou conservadora – em relação a esse assunto.

Motivação

É normal que, mais dia, menos dia, os funcionários se sintam desmotivados. E as causas podem ser várias: salário, competição, rotina estressante, entre outras. Essas “falhas” devem ser identificadas para evitar que a empresa perca seus talentos ou tenham sua produtividade reduzida. É importante observar também o comportamento de cada um, pois ele pode evidenciar que algo não está indo bem. Isso pode ser melhorado com pequenas atitudes: conversas, eventos informais que promovam a integração dos funcionários ou até um programa de bônus para valorizar o desempenho individual de cada um.



Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Como Gerenciar Pequenas Empresas
O Gerente Empreendedor
Etiqueta Profissional – Como se Comportar em um Ambiente Empresarial

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!