Black Friday AFE 2020! Aproveite todos os livros e audiolivros com 20% de desconto!
A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Empresa Rural e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Perspectivas

Para preservar uma empresa é necessário ater-se às novas tecnologias, à qualidade dos produtos, ao desenvolvimento sustentável e ao bom uso dos recursos naturais

Empresa Rural e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Perspectivas   Artigos AFE

 

Sabe-se que para preservar uma empresa em pleno funcionamento é necessário que os proprietários se mantenham atentos às novas tecnologias, às necessidades dos consumidores e na qualidade dos produtos oferecidos. Mas, além disso, há muitas outras questões que devem ser consideradas pelo produtor que interferem diretamente na gestão do seu negócio. Algumas delas são o desenvolvimento sustentável e o uso dos recursos naturais.

Mas será que é possível manter a produção lucrativa respeitando o meio ambiente? A resposta é sim. Hélio e Deise Vagula, autores do livro “Empresa Rural – Gestão para Iniciantes”, afirmam que sempre é possível gerar renda em harmonia com o meio ambiente. A partir do momento em que uma empresa define um modelo de negócios, ela deve avaliar também as consequências e os impactos das suas ações, inclusive no ecossistema.

Ainda de acordo com os autores, uma gestão empresarial responsável busca equilibrar as relações econômicas, ambientais e sociais, e procura atender às necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações. Para isso, é preciso que o produtor busque se desenvolver com sustentabilidade, ou seja, trabalhe, também, na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais de que dispõe.

No Brasil, um dos grandes desafios nesse processo é justamente superar a barreira que divide a produção e a proteção ambiental. Produzir mais utilizando menos recursos é o assunto atual. Além disso, é importante que o produtor adote algumas práticas de preservação dos recursos naturais. Conter o acúmulo de agrotóxicos nos solos, evitar a contaminação das nascentes e cursos d’água com depósitos de detritos, fazer a reciclagem do lixo, racionalizar o consumo de água e energia, fazer o reflorestamento das áreas desmatadas e valorizar os recursos naturais para preservar o ecossistema são algumas das ações que as empresas rurais, e empresas de modo geral, podem adotar para um desenvolvimento mais sustentável.

A legislação ambiental brasileira é ampla quanto à preservação, conservação e proteção ao meio ambiente, mas com os avanços industriais e tecnológicos do mundo moderno é preciso que as empresas se planejem a cada dia para implantar projetos sustentáveis, que respeitem os recursos naturais, a propriedade, o meio ambiente e todos aqueles que usufruem dele.

Conheça as principais leis ambientais do Brasil: https://iusnatura.com.br/principais-leis-ambientais/

Fonte: https://www.significados.com.br/exemplos-de-sustentabilidade/
Fonte: https://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural.html

Lívia Martins Soares

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade