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Empreendedorismo: aprenda a estabelecer metas

Para qualquer negócio é importante estabelecer metas para atingir seus objetivos

Metas

Seja qual for o seu objetivo com o seu empreendimento, é preciso estabelecer metas para que você consiga desenvolver projetos ou atingir objetivos. Sem isso, provavelmente faltará direcionamento e os resultados podem não ser alcançados, gerando perdas de tempo e dinheiro.

Carlos Frederico Corrêa Ferreira, autor do Livro AFE Planejar para Empreender – O Passo a Passo para Tornar seu Negócio um Sucesso, afirma que todo empreendimento começa com um bom planejamento, com o qual será possível visualizar pontos positivos e fortes, bem como estabelecer metas para atingir os objetivos desejados.

Por que é preciso estabelecer metas?

Quando você define seus objetivos, eles podem parecer ainda um pouco distantes de você. E é nesse momento que o estabelecimento de metas atua, funcionando como um caminho entre você e eles. E essas matas podem ser de vendas, pessoais, de desempenho, entre outras.

Com a definição de suas metas, é possível definir estratégias para imprevistos ou obstáculos que possam aparecer no meio do seu caminho, ainda que você não saiba quando eles aparecerão.

Confira 4 passos para estabelecer metas e atingir seus objetivos:

O que você pretende conquistar?

O primeiro passo deve ser dado no sentido de deixar seus objetivos bem definidos. Também é preciso definir tudo o que possa atrapalhar o progresso deles, assim como possíveis saídas para as dificuldades. Não há uma forma mais fácil de fazê-lo, é fundamental analisar todas as possibilidades dentro do contexto em que você se encontra.

Essa meta é atingível?

Por mais visionário e pensamento de futuro que você possa ter, é importante definir metas que possam ser atingidas. Melhor do que uma grande meta, é criar metas pequenas e conquistar uma a uma. A cada meta atingida é possível obter motivação para continuar no caminho rumo ao seu objetivo principal.

Como estão aparecendo os resultados?

Com o estabelecimento de metas atingíveis, assim como proposto no item anterior, você deverá medir o seu progresso e observar seus resultados. Para isso, fique atento à sua evolução, o que te permitira avaliar o quanto você produziu e se está saindo tudo como planejado, além de permitir visualizar o quanto ainda falta para que você consiga atingir o seu objetivo principal.

Tenho um plano de ação pra minha meta?

A elaboração de metas deverá passar por um plano de ação. Você conhece as metas SMART? Essa sigla vem das palavras em inglês que definem quais as características ideais para as suas metas:

Specific – específica: detalhada ou definida. Em vez de objetivos genéricos como “aumentar as vendas”, as metas devem ser “vender mais unidades do produto X” ou “lucrar 30% com o produto Y”.
Mensurable – mensurável: quanto você precisa? Qual o tempo necessário? O que será determinante para dizer que você atingiu a sua meta? Responda a essas perguntas.
Attainable – atingível: como dito anteriormente, trata-se de definir metas que poderão ser atingíveis.
Relevant – importante: a sua meta, quando atingida, precisa representar um resultado que seja significativo para você e sua empresa.
Time-base – temporal: curto, médio ou longo prazo?

 


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Fonte: We Do Logos – blog.wedologos.com.br
por Renato Rodrigues

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