WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Dicas para ter um jardim em casa

Um jardim é um espaço planejado que, além de belo, é benéfico ao clima

Jardim

Um jardim é um espaço planejado, geralmente em parques, praças e até em residências, que contém plantas, flores e outras formas de natureza. Arquitetado para cultivar, exibir e apreciar a natureza, pode ser manuseado por um jardineiro profissional ou por um amador. Vão sendo moldados e adaptados de acordo com o gosto de quem o cultiva, adquirindo uma particularidade e garantindo que não exista um jardim igual ao outro no mundo.

Além dos benefícios estéticos, Hélio Abdala Brandão, autor do Manual Prático de Jardinagem, da Aprenda Fácil Editora, assegura que “Os vegetais, interceptando, absorvendo e transmitindo radiação solar, captando e transpirando água e interferindo com a direção e velocidade dos ventos, podem ser extremamente eficientes na melhoria do clima local.”.

Ao pensar em ter um jardim em casa, a princípio, é recomendado cultivar plantas nativas da região, haja vista que são mais resistentes e estão acostumadas ao clima e intempéries dela. Mas isso não significa que você não poderá cultivar plantas exóticas ou características de outro clima, você só terá mais trabalho para cuidá-las.

Depois, é preciso fazer um projeto. Para a área que será dedicada ao jardim, é importante observar onde há mais e menos incidência de raios solares, qual o caminho percorrido pela sombra e estruturas disponíveis, como muros e caminhos. Posteriormente, divide-se o local em três áreas: privativa, intermediária e outros espaços.

Na área privativa, geralmente há churrasqueiras, piscinas e muros. Nessas áreas a imaginação é livre, aproveitando o espaço da melhor forma e decorando-o. Por exemplo, em muros, pode-se optar por plantas trepadeiras, como a unha-de-gato, que preenchem toda a sua extensão, formando uma parede “viva”. As trepadeiras também podem dar destaque aos pergolados, ideais para se colocar mesas, cadeiras, sofás e poltronas. Ainda nessa área privativa, pode-se cultivar uma pequena horta com plantas aromáticas para chás e condimentos, por exemplo. Flores e arbustos floridos darão um toque de cor no ambiente, podendo-se escolher mais de uma espécie para ser cultivada.

Já na área intermediária, que geralmente é a parte da frente da casa, vale abusar das cores, texturas, recipientes chamativos e até pavimentos extravagantes. Como dito, é importante observar a incidência do sol e o clima para que a vegetação não morra ou não produza o efeito esperado. Alternar plantações que têm época de floração em estações diferentes ajudará a manter seu jardim sempre florido e atrativo a pássaros e borboletas, que também contribuirão com a beleza do lugar.

Por fim, a área de passagem pode ser planejada com plantas colunares, jardins verticais em muros internos, herbáceas de folhagem atrativa ou canteiros floríferos. É a parte das sacadas, muros laterais e terraços.


Conheça nossos Livros na área de Jardinagem e Paisagismo:
Manual Prático de Jardinagem
Paisagismo – Elaboração de Projetos de Jardins
Técnicas de Manutenção de Jardins



Fonte: Faz Fácil – fazfacil.com.br


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!