WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Dicas inusitadas para ativar a sua memória

Meditar, rir e até mascar chiclete pode te ajudar a ter uma boa memória

Falta de memória

A agitação do dia a dia rouba toda a nossa atenção e acabamos esquecendo pequenas coisas e detalhes que fazem a diferença. Alguém se apresenta e, em alguns minutos, você já não lembra mais o nome dessa pessoa. Há também aquele clássico momento de “ia te falar uma coisa, mas esqueci o que era.”.

Conhecimento requer memória. Mesmo que exista um objetivo ou movimento voluntário, nada poderia existir sem a memória, pois ela está envolvida em todos os propósitos. É a propriedade de toda a consciência do ser.”, esclarece Willian Walker Atkinson, autor do audiolivro Memória – Alcance o Sucesso Pessoal e Profissional Aprendendo Técnicas Práticas de Memorização, da Aprenda Fácil Editora.

Esses lapsos de memória são recorrentes e comuns, mas podem ter sua frequência diminuída com as dicas (inusitadas, diga-se de passagem) selecionadas pelo site da revista “Inc.”. Confira:

- Mascar chicletes
Segundo estudos, mascar chiclete durante o processo de aprendizagem garante maior fixação do que se aprende na memória. Isso porque ao mascar, a atividade do hipocampo, área cerebral que está relacionada com a formação e armazenamento de memórias, aumenta.

- Mover os olhos de um lado ao outro
Pode parecer estranho, mas esse movimento potencializa a ligação entre os dois hemisférios cerebrais, estimulando o cérebro.

- Apertar os punhos
Em momentos de estresse é comum apertar o punho. Essa ação tem poder de armazenar informações e torna-las de fácil acesso posteriormente, pois ela ativa as regiões relacionadas à memória no cérebro.

- Ler textos em fontes diferentes
Armazenar informações de um texto é uma ação que requer atenção. Se ele estiver escrito em uma tipografia mais elaborada, a leitura será feita com mais atenção e maior grau de precisão. Acredita-se que é mais fácil armazenar informações com esse esforço.

- Fazer rabiscos
Pegue sua caneta e rabisque! Muitas pesquisam comprovam que rabiscar ajuda a manter o foco, armazenar conteúdos e aprender novos conceitos. Mãos à obra!

- Dar risadas
A risada aparece como algo positivo ao cérebro, pois ela diminui a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, que, por sua vez, prejudica a memória.

- Manter uma boa postura
Antes de seguir lendo, ajeite-se na cadeira. A postura ereta promove um aumento no fluxo sanguíneo e um olhar mais reto, que trará memórias boas e até uma alteração positiva no humor. Ficar desajeitado e olhando para baixo pode trazer memórias ruins.

- Apostar em alimentos
Vegetais, frutas e o poderoso ômega 3, que é encontrado em peixes, como a sardinha, são poderosos aliados na saúde física e mental, pois preserva as memórias à medida que envelhecemos.

- Meditar
Alguns estudos dizem que pessoas que meditam conseguem ter maior controle sobre o ritmo “alfa”, que é uma onda cerebral capaz de filtrar as distrações diárias. Também aumenta o fluxo de sangue no cérebro e multiplica as “gavetas” para guardar memórias, permitindo um armazenamento maior de informações.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com



por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!