WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Dicas de manejo sanitário para pecuária leiteira

Na pecuária leiteira, fazem parte do manejo sanitário, as vacinações, o controle de carrapatos e o controle de mastite

Dicas de manejo sanitário para pecuária leiteira

“O manejo sanitário é indispensável para melhorar os resultados da pecuária leiteira. Além de reduzir custos, o manejo adequado aumenta a produtividade do rebanho e proporciona maior rentabilidade ao pecuarista. A prevenção e o controle da mastite, por exemplo, são ações estratégicas para evitar prejuízos ao produtor e potencializar a produção de leite”, afirma Lea Chapaval, autora do Livro Leite de Qualidade - Manejo Reprodutivo, Nutricional e Sanitário da Aprenda Fácil Editora.


Controle da mastite

Quando a glândula mamária da vaca lactante inflama ocorre mastite ou mamite. Normalmente a doença é causada por estreptococos e estafilococos, que são bactérias. Mas os coliformes também podem causar a inflamação. O bom manejo sanitário das vacas durante a ordenha é essencial para prevenir a mastite. Se no rebanho leiteiro o índice da doença está elevado, certamente há falhas na ordenha e, portanto, o pecuarista deve concentrar nela toda a sua atenção.

As vacas com mastite não devem ser ordenhadas na sala de ordenha, para não contaminar o local. O produtor rural também pode usar a linha de ordenha onde são ordenhadas primeiramente as vacas sadias. Em seguida, são ordenhadas as vacas que estão curadas da mastite e, posteriormente, as que estão em tratamento. Em casos mais graves da mamite, o animal deve ser até mesmo descartado, para não infectar as vacas sadias.


Controle de carrapatos

A carrapatose é outra doença causada por falta de controle sanitário no rebanho leiteiro. Ela gera desconforto nos animais infestados por carrapatos, o que afeta sua produtividade e resulta em sérios prejuízos ao pecuarista. Além disso, os carrapatos desencadeiam outras doenças, como a a babesiose. Se o controle dos carrapatos não for feito o quanto antes, o quadro de saúde dos bovinos tende a se agravar.

Geralmente, os pecuaristas adotam o controle com banhos por cerca de 120 dias. Como dezembro a infestação de carrapatos aumenta, os banhos carrapaticidas são estritamente necessários. Estes devem ser feitos (por aspersão ou “pour-on”) a cada 21 dias até completar seis banhos no total. Em caso de carrapaticidas mais potentes, os banhos podem ser realizados a cada 35 dias.


Proteção com vacinações

No programa sanitário, as vacinações são uma prática obrigatória, principalmente as imunizações contra brucelose e febre aftosa. Esta última depende da região onde são criados os animais. Já a vacina contra brucelose deve ser aplicada em fêmeas de três a oito meses de idade. Quanto à vacinação contra a raiva, esta deve ser aplicada todos os anos, em especial nas regiões endêmicas.

Atualmente, no mercado, há grande disponibilidade de vacinas, contra as mais diversas doenças – até mesmo contra mastite. O rebanho pode ser imunizado contra BVD (diarreia bovina a vírus), IBR (rinotraqueíte infecciosa dos bovinos), leptospirose e outras doenças mais graves. Todas as vacinas devem ser prescritas por médico veterinário de acordo com as especificidades de cada caso.

Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Pecuária de Leite.

Fonte: sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Ruy Pinho

18 de jun de 2021

Tenho interesse sou pequeno produtor.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

22 de jun de 2021

Olá, Ruy Pinho

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!