WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Descubra que é um líder-coach

Mais do que líder, o líder-coach é uma figura importante em ambientes empresariais

Líder-coach - imagem ilustrativa

Marco Fabossi, autor do Livro AFE Coração de Líder: A Essência do Líder-Coach, destaca que quando o Líder deixa de pensar que vantagens a liderança pode trazer a ele, e passa a refletir sobre que vantagens a liderança pode trazer às pessoas é que se estabelece a verdadeira liderança.

A figura de liderança em ambientes empresariais é extremamente importante. Um bom líder consegue fazer com que sua equipe apresente resultados satisfatórios a partir da motivação, não a partir de ordens, como fazem os chefes.

O que é um líder-coach?

A Sociedade Latino Americana de Coaching define que líder-coach é um gestor que encara o dia a dia no trabalho como se fosse um processo de coaching, explicando com objetividade e exemplos o que espera de sua equipe, ao invés de só falar em valores vagos e abstratos. Ainda, esse profissional não se limita a uma posição que ocupa na empresa e sabe que liderança é, acima de tudo, uma questão de atitude e se destaca em aspectos como capacidade de liderar e tomadas de decisão rápidas e eficientes.

Características de um bom líder

Muito além de saber liderar, o líder-coach precisa ter iniciativa e criatividade, se tornando um exemplo para seus liderados, seja a nível profissional ou pessoal. Há outras características desejáveis para quem deseja se tornar um bom líder:

Reconhecer limites pessoais

Ao lidar com pessoas, o líder deve saber reconhecer que cada pessoa possui limites, que precisam ser respeitados. Além de não invadir a privacidade, é preciso saber suprir expectativas de cada membro da equipe.

Oferecer feedback

O feedback não deve ser o momento de punir liderados, e sim definir pontos de melhoria. É fundamental, ao longo de um processo, oferecer à equipe informações sobre tudo o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Reconhecer méritos

Faz parte da rotina de um bom líder reconhecer seus méritos e, também, os de cada colaborador. Isso produz nos funcionários ainda mais engajamento com os projetos e motivação para continuar obtendo bons resultados.

Saber pedir ajuda

Pedir ajuda não é sinônimo de um líder fraco. Pelo contrário, é sinal de reconhecimento a importância dos liderados. Saber reconhecer pontos fracos também é um ponto forte de bons líderes.

Ser exemplo

Imagine um pai que oferece mal exemplo a um filho? Líderes também acabam provocando imagens distorcidas em seus liderados quando chegam atrasados ou não cumprem prazos estabelecidos, por exemplo.

Estar sempre atualizado

O mundo empresarial atual requer sempre inovação. Para conseguir manter a competitividade é preciso que o líder esteja sempre atualizado sobre o que acontece no mercado e sobre a sua área de atuação.

Ser responsável

Ser um exemplo acaba sendo um pressuposto de ser um líder responsável. Mas, além de ser responsável, também é preciso assumir responsabilidades, tanto em relação à sua posição como líder, como profissional da área, quanto como pessoa. Além de cumprir com suas obrigações a tempo, é preciso assumir sua função e encarar os obstáculos com os quais a equipe possa se deparar.

 


Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Coração de Líder: A Essência do Líder-Coach
Chefia e Liderança – Capacitação Gerencial
O Gerente Empreendedor

Fontes: SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching – slacoaching.com.br
Portal IBC – ibccoaching.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!