WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Criação de galinhas caipiras de corte

Antes de começar sua criação de galinha caipira, informe-se!

Galinha caipira

O setor da avicultura que produz carne de galinha caipira está em constante expansão devido à boa aceitação do mercado. A carne da galinha caipira é mais dura e saborosa do que a de galinhas comuns, o que conquistou o paladar dos consumidores e fez movimentar o mercado de carnes de frango. Isso aliado com a criação, que é mais simples e mais barata proporcionou aos seus criadores a conquista de um espaço significativo na comercialização de sua produção.

Antes de aprender a criar galinhas caipiras, primeiro é preciso saber o que difere uma galinha caipira de uma galinha comum. Ao contrário do que muitos pensam, o termo “galinha caipira” diz respeito à forma como a galinha é criada, não a uma raça de galinhas. É muito procurada por ser considerada mais saudável, pois sua alimentação é natural e sua criação é livre.

A ave caipira é um produto diferenciado, resultante do cruzamento de raças pesadas de corte com raças semipesadas de postura, o que a caracteriza como menos exigente e mais resistente a adversidades que o frango de corte industrial. Essas aves melhoradas, sendo criadas de forma confinada, semi-confinada ou livre, fazem com que os produtores tenham animais com bom desempenho e produtos para oferecer ao mercado com sabor característico dos produtos caipiras.

Relacionamos aqui cinco pontos a serem observados por você que está pensando em iniciar uma criação de galinhas caipiras:

Raças

Há várias raças de galinhas que podem ser criadas de forma caipira, seja para corte ou para postura. Uma das raças mais utilizadas é a índia, que tem como característica as penas escuras e o porte grande. O que determinará qual a melhor raça para ser criada em sua região serão as condições climáticas, que influenciam na adaptabilidade dos animais.

Estrutura

O galinheiro dedicado à criação dessas aves deve ser o mais natural possível. Deve ser construído um espaço com cobertura de madeira, telhas ou outro material adequado, mas o chão deve permanecer de terra, o que deixará a galinha mais saudável, evitando que ela se machuque ao ciscar no cimento. Para manter o hábito de vida natural, quanto maior o espaço para que as galinhas circulem livremente, melhor. Também poderá ser construída uma área de encubação, chamada de chocadeira, para os ovos que serão postos. Na criação semi-intensiva, pode-se construir um barracão com tela arredondada na parte da frente para que possam tomar sol e se proteger da chuva e protegê-las de predadores, o que permite que sejam observadas diariamente.

Matrizes

É necessário verificar as matrizes adquiridas. Geralmente, recomenda-se comprar as matrizes de outros criadores, pelo fato de já virem férteis e com boa qualidade de reprodução. De toda forma, é importante que sejam avaliadas por um zootécnico, a fim de verificar sua qualidade e estado de saúde, pois elas fazem parte do investimento inicial da sua criação.

Alimentação

Por serem apreciadas pela naturalidade com que são criadas, não é adequado alimentar as aves com ração industrializada. Ingredientes naturais, como o milho, garantem uma criação caipira correta. Você pode, também, fabricar a ração das aves, que deverá ser composta de alimentos energéticos, como o mencionado milho, e fontes proteicas, como o farelo de soja, de algodão, minerais e micronutrientes. O alimento deve ser dado duas vezes ao dia, de forma a estimulá-las a comer e não prejudicar a rotina das aves. Além dessa ração, podem ser alimentadas, também, com verduras.

Cuidados

É importante manter o local onde elas vivem sempre limpo. Esses animais se sujam bastante e defecam muito, por isso deve-se oferecer sempre água limpa e higienizar o local onde vivem, evitando doenças. Num intervalo de dois meses, vermífugos podem ser dados na água para livrá-las de verminoses. Pela característica de, geralmente, botarem ovos pela manhã, será preciso prendê-las à noite para que os ovos sejam facilmente localizados, evitando perdas ou quebra dos mesmos.

 



Conheça nossos Livros da Área de Avicultura:

Criação de Frango e Galinha Caipira
Galinha – Produção de Ovos
Alimentação de Aves


Fonte: Novo Negócio – novonegocio.com.br
Infor Agro – inforagro.wordpress.com


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!