WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Controle natural de pragas de jardim

De forma natural, é possível combater pragas de jardim, como ácaros, cochonilhas, formigas cortadeiras, lagartas, moscas brancas e pulgões

Controle natural de pragas de jardim

As plantas com belas folhagens e flores alegram os jardins em parques, praças e residências. Para que permaneçam belas e viçosas, elas devem receber luminosidade adequada, além de adubação orgânica e irrigação. Se necessário, também é preciso combater pragas, como ácaros, cochonilhas, formigas cortadeiras, lagartas, moscas brancas e pulgões. A boa notícia é que “o controle pode ser realizado, de forma natural, sem usar agroquímicos”, afirma Vânia Moreira Fortes, autora do Livro AFE Pragas e Doenças do Jardim Identificação e Controle.

Ácaros


Os ácaros podem atacar as plantas do jardim deixando-as como se estivessem enferrujadas. Uma forma de controlar essa praga é borrifando água nas plantas, pois os ácaros não suportam umidade. Quando a infestação é maior, basta preparar uma calda com 50 gramas de sabão de coco ralado e 10 centímetros de fumo de rolo picado. Ambos devem permanecer de molho em 1 litro de água por 24 horas. Após coar, basta borrifar nas plantas.

Cochonilhas


Os alvos de ataque das cochonilhas são o tronco, a haste floral e as nervuras das plantas. Para prevenir o ataque dessa praga, é importante nutrir as plantas com cálcio. Se já houver infestação, é possível eliminar as cochonilhas escovando (escovinha de cerdas suaves) com água e sabão de coco. Outra alternativa é lavar suavemente as plantas com detergente dissolvido em água.

Formigas cortadeiras


As formigas cortadeiras apresentam hábitos noturnos e se afastam quando se espalha gergelim cru próximo ao formigueiro ou em torno dos canteiros, vasos e jardineiras. Além disso, é importante sempre manter boa carga de matéria orgânica no solo. Já para dificultar a subida das formigas em plantas arbustivas, basta envolver a base do caule com lã felpuda.

Lagartas


As lagartas se alimentam principalmente de brotos e folhas novas. Se não forem muitas, é possível removê-las, manualmente, com luvas para proteger as mãos. Em infestações maiores, basta borrifar as plantas com calda preparada com vagens e folhas de angico (100 gramas). Estas devem permanecer de molho em 1 litro de água por sete dias. Antes de aplicar nas plantas, a calda deve ser diluída em água (1 parte de calda para 10 de água).

Moscas brancas


As moscas brancas se alimentam da seiva das plantas e são uma das piores pragas encontradas em jardins. Para afastá-las, basta plantar no jardim arruda e hortelã. Em caso de infestações, basta borrifar chá de arruda ou hortelã nas plantas até acabar, de uma vez por todas, com a praga.

Pulgões


Os pulgões se concentram nas folhas e nos brotos das plantas, mas também podem ser encontrados nas pétalas e nos botões florais. Para removê-los, basta passar nos pulgões um chumaço de algodão embebido em álcool. Outra opção é borrifar as plantas com calda preparada com fumo de rolo picado (24 horas de molho na água).

Conheça os Livros AFE da Área Jardinagem e Paisagismo:

Pragas e Doenças do Jardim Identificação e Controle

Implantação de Jardins e Áreas Verdes

Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas

Fonte: Consul

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!