WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Controle as finanças de sua empresa

Mais do que contas e números, o controle financeiro depende de cuidado em alguns pontos

Finanças

Certamente você já deve ter ouvido sobre “capital de giro”. Esse conceito, nada mais é do que um dinheiro ativo que circula na empresa, direcionado ao pagamento de todas as despesas fixas e variáveis. Em outras palavras, diz respeito a todo o dinheiro que a empresa tem para pagar suas dívidas e que garante o funcionamento da empresa.

Hélvio Tadeu Cury Prazeres, autor do Livro AFE Gestão de Empresas – Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos I, destaca que, a partir desse conceito, fica fácil notar a importância do capital de giro para qualquer empresa.

Portanto, é preciso que todos os custos sejam planejados, com o detalhamento de tudo o que entra e o que sai. Somente dessa forma, é possível ter um controle financeiro sobre a empresa e, assim, evita-se problemas que podem causar até a falência dela.

Certamente o controle financeiro não depende apenas de contas e números. Outros fatores, como os prazos de pagamento ou a gestão do estoque também influenciam diretamente nesse controle, sendo fundamental estar atento a todos eles.

Apresentamos a seguir algumas dicas que te ajudarão a controlar o financeiro de sua empresa mais facilmente:

Negociação

Nesse mundo dos negócios, uma das habilidades de um bom empreendedor deve ser a capacidade de negociação. Seja com fornecedores ou clientes, negociar não significa tentar obter vantagens prejudicando a outra parte, mas sim enxergando benefícios em “mão dupla”. Por exemplo, ao negociar com vendedores, pode-se tentar obter um desconto ao pagar à vista ou um prazo maior para pagamento quando há um volume maior de compras. Com clientes, pode-se incentivar os pagamentos em dinheiro ou débito para reduzir os prazos de pagamento.

Gastos

Ao analisar seus gastos, deve-se buscar alguns custos que podem ser diminuídos ou cortados. Sempre há algum ponto em que se pode economizar e não se deve deixar de lado o fluxo de caixa para conseguir manter em dia as suas finanças.

Disciplina

Despesas pessoais não devem ser misturadas com a da sua empresa. Quando feito, procure “desfazê-lo” o mais rapidamente possível. Suas retiradas não podem ultrapassar o seu pró-labore e é preciso estar sempre atento a isso para não provocar um desequilíbrio financeiro que pode crescer assim como uma bola de neve.

Estoque

Como mencionado, a gestão do estoque também tem papel fundamental no seu controle financeiro. Acompanhar de perto o seu estoque, verificando a quantidade de produtos e observando a necessidade de compra (ou que não é necessário comprar) é essencial para que você evite desperdícios.

Empréstimos

Quando não há dinheiro em caixa para pagamento de um fornecedor, por exemplo, é possível recorrer a um empréstimo. Porém, ele deve ser muito bem planejado, realizando uma pesquisa para encontrar os menores juros do mercado e evitar perdas financeiras. Porém, isso não deve ser um hábito e você precisa ter um “plano” para conseguir pagá-lo.



Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Empresas – Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos I
Como Não Quebrar sua Empresa
Como Gerenciar Pequenas Empresas

Fontes: Sage Blog – blog.sage.com.br
Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!