João Lobo, um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas: Fatores Fundamentais para uma Gestão Empresarial de Sucesso, destaca que empreender requer o domínio de diferentes habilidades, afinal, o mercado está cada vez mais acirrado e competitivo.
Para alcançar o sucesso é preciso estar em constante atualização em relação a vários aspectos administrativos, dentre eles, as finanças. E, por ser tão importante e necessária, fica fácil perceber que a gestão financeira não é uma tarefa simples, haja vista que nenhuma empresa consegue manter-se operante e em ascensão sem que suas finanças estejam plenamente controladas e bem administradas.
É extremamente comum ver, a todo o tempo, empresas promissoras decretando falência ou fechando as portas justamente por falta de uma boa administração financeira. É necessário que ela seja executada por um profissional capacitado, entretanto algumas dicas simples podem torná-la mais simplificada.
A seguir, fique por dentro de algumas dicas eficientes de gestão financeira para pequenas empresas:
Fluxo de caixa
O conceito de fluxo de caixa consiste na administração de todos os valores o que entram e saem em uma empresa. Logo, é evidente que essa informação tem influência direta na administração financeira. Todos os valores, por menores que sejam, têm que ser registrados diariamente. Aqui, erros devem ser evitados e todas as informações precisam ser extremamente detalhadas.
Capital de giro
O capital de giro engloba dois outros subconceitos importantes: ativos circulantes, isto é, dinheiro em caixa e recursos líquidos a curto prazo; e passivos circulantes, a exemplo de contar a serem pagas a curto prazo, empréstimos bancários e duplicatas. Ao realizar uma correta gestão do capital de giro, é possível proporcionar uma situação segura para que a empresa funcione com recursos próprios.
Contas
Tudo o que precisa ser pago e tudo o que a empresa receberá é classificado como uma conta. E isso está relacionado a curto e a longo prazo, ou seja, controla-se despesas fixas de manutenção da empresa, compra de equipamentos, pagamentos de fornecedores, salários e imposto, dentre outras.
Estoque
Muitas empresas têm, no estoque, boa parte do seu investimento. Nesse contexto, ele também é considerado na gestão financeira, o que implica no acompanhamento regular e na administração correta das mercadorias que estão nele. Aspectos como a entrada e a saída, que se relacionam a produtos que vendem mais ou menos, são importantes para uma boa gestão de estoque.
Planejamento
Para um bom gerenciamento da parte financeira, é clara a necessidade de saber realizar um bom planejamento financeiro. Nele, estabelece-se metas, objetivos e realiza-se um levantamento da real situação da empresa, nos mínimos detalhes. A partir disso, determina-se quais serão os próximos passos.
Dicas gerais
Algumas dicas, ainda que pareçam insignificantes, são vitais para a manutenção de uma boa saúde financeira de qualquer empreendimento. Em primeiro lugar, um erro muito comum na administração financeira é a mistura de contas da empresa com contas pessoas. Muitos administradores são, ao mesmo tempo, donos, e, de forma costumeira, tratam o dinheiro da empresa como sendo pessoal, o que pode acarretar problemas futuros em toda a parte financeira do negócio.
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Fonte: Iugu – iugu.com/blog/
por Renato Rodrigues