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Como melhorar as relações no ambiente de trabalho

As relações interpessoais são imprescindíveis para que o ambiente de trabalho seja harmônico e produtivo

Relacionamento interpessoal

As boas relações no ambiente de trabalho são essenciais para que a harmonia se instale. Fato é que, a todo momento, temos que lidar com pessoas e precisamos fazer com que as relações interpessoais sejam saudáveis, seja no trabalho, na família ou até com amigos. Um bom relacionamento entre pessoas promove o crescimento das conexões e se torna extremamente positivo em ambientes empresariais.

Michelle Gomes Lelis, autora do Livro AFE Etiqueta Profissional – Como se Comportar em um Ambiente Empresarial, explica que atualmente, para se conseguir ou se manter num bom emprego é fundamental que você saiba como se comportar em reuniões, almoços de negócios, coquetéis, e claro, no dia a dia da empresa, além de saber se relacionar com as pessoas.

O fator humano, vital para qualquer empresa, precisa funcionar bem. Isso significa que, através das relações que você cria com outras pessoas, é possível aprimorar ideia e aumentar sua capacidade criativa, além de adquirir novos conhecimentos e aprendizados. Ainda, em se tratando de carreira, as boas relações geram um networking de qualidade, o que produz benefício mútuo, para troca de informações, experiências e aprendizados.

Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a manter e construir boas relações interpessoais no seu ambiente de trabalho:

Relacionamentos colaborativos

Deixe de lado a competição e tente criar com seus colegas um estímulo à colaboração e cooperação entre todos os integrantes de uma equipe.

Saber escutar

Quando alguém falar com você, escute. Tente parar o que esteja fazendo, mesmo que seja para dar uma ideia ou apenas para tirar uma dúvida simples. É fundamental estar sempre de ouvidos abertos, mostrando às pessoas que você as valoriza.

Resolver conflitos

Conflitos acontecem normalmente, em muitas ocasiões e circunstâncias. É preciso saber gerenciá-los e resolvê-los da melhor forma. Um bom gestor está sempre atento a isso, para que possa agir de forma clara e transparente.

Diferentes pessoas, diferentes pensamentos

É óbvio que ninguém é igual e, consequentemente, pensa igual. A variedade de personalidades e atitudes é importante para os ambientes empresariais e pode contribuir de diversas formas para aprimorá-los. Respeite o outro e extraia dele o que ele tem a oferecer de melhor, seus pontos fortes e habilidade. Em situações de conflito por causa de pensamentos diferentes, tenha cautela para resolvê-los. Lembre-se que todos são importantes para a equipe.

É preciso dar atenção às relações interpessoais em ambiente de trabalho, pois elas são fundamentais para eles. Quando as relações não estão em harmonia, a empresa também sente o impacto. Pessoas estão por trás da engrenagem que move os negócios, o dinheiro e o lucro, sendo, por isso, extremamente necessário investir para que as relações entre elas se deem da melhor forma. Quem sabe, além de trabalhar em equipe, lidar com outras pessoas, certamente crescerá mais em sua carreira e conseguirá desenvolver ao máximo a capacidade de todos os que estão à sua volta. Essa pessoa ganha, quem está à sua volta ganha e a empresa também ganha!



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Fonte: MSN Dinheiro – msn.com/pt-br/dinheiro
por Renato Rodrigues

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