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Como exercer influência nas pessoas: torne-se um líder

Importante para organizações, o líder tem o papel de influenciar positivamente seus liderados

Líder

A liderança é uma função que vem sido discutida nas empresas e tem se tornado um conceito bastante relacionado com a produtividade. Funcionários e demais liderados não têm se contentado mais apenas com um bom salário, como também com ações que valorizem a favoreçam a autorrealização em um ambiente de trabalho.

O Audiolivro Coração de Líder: A Essência do Líder-coach, do autor Marcos B. Lanna, traz consigo a informação de que, para se tornar um bom líder, é preciso buscar o melhor para si e para todos os que estão ao seu redor, colocando as pessoas em primeiro lugar, conhecendo e acreditando no potencial delas e na sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas.

Ao voltar a atenção para o significado da palavra “liderança”, encontramos:

Função de líder.
Que revela autoridade.
Pessoa com espírito de ascendência; líder.

(Michaelis On-line – michaelis.uol.com.br)

A partir disso, é possível concluir que, para ser um líder é preciso ter um espírito motivador, é preciso atrair seguidores, comandando e influenciando de forma positiva.

Essa função não diz respeito apenas ao mundo empresarial, como também remete às nossas vidas. Desde pequenas, as crianças já costumam demonstrar habilidades de líderes, quando alguma se destaca em meio às outras ou consegue motivar o grupo a participar de uma brincadeira ou seguir regras criadas por ela.

E a liderança está, de fato, relacionada a isso: líderes são pessoas que conseguem exercer influência nas pessoas, para que tenham atitudes semelhantes às suas ou para que sigam seus passos por se identificar com seus valores ou conquistas. São pessoas que estão sempre em busca dos melhores resultados, motivando as pessoas que estão ao seu redor.

Dentre os tipos de líderes, apresentamos os principais:

Líder autocrático

É um tipo de líder mais voltado para si, que dá ordens, impõe ideias e decisões e não ouve muito o seu grupo de trabalho, apenas diz o que ele deve fazer. Tem papel pessoal e de caráter dominativo, isto é, ele quem determina quais são os passos que o grupo deverá dar.

Líder democrático

O líder democrático propõe um debate para que as decisões sejam tomadas em um consenso. Sua equipe de trabalha é estimulada e assistida por ele, que age de forma mais participativa e dá alguma autonomia durante a realização de tarefas.

Líder liberal

O líder mais flexível, que apenas apresenta alternativas para seu grupo e age em participação mínima, em outras palavras, dá liberdade ao grupo para a tomada de decisões e execução de trabalhos. Seu papel é mínimo, esclarecendo informações somente quando solicitado e deixando a cargo do grupo a divisão de tarefas. Ainda, não avalia ou regula o curso das atividades exercidas pelos seus liderados.

Liderança nas organizações

O papel de líder é fundamental para as empresas, pois é essa imagem que está diretamente ligada ao sucesso ou ao fracasso delas. É importante não confundir chefe com líder, uma vez que o chefe ordena e exige obediência de seus chefiados, ao passo que o líder aponta caminhos, direciona, é disciplinado, tem paciência, compromisso e respeito com seus subordinados.

 




Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

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