Muito comum em ambientes empresariais, aquela conversinha fora de hora – a popular fofoca – entre colegas de trabalho parece algo inofensivo, mas pode gerar um grande impacto negativo e prejudicar o clima organizacional, além de comprometer a produtividade da empresa.
Cícero Gomes e José Júnior Lima Alves de oliveira, autores Livro AFE Como Não Quebrar Sua Empresa, explicam que lições práticas para o gerenciamento das empresas e evidenciam vários exemplos que não devem ser seguidos.
As fofocas começam, geralmente, de um jeito inofensivo, como por piadas ou boatos. Muitas vezes, ninguém sabe ao certo como elas começam, mas elas ganham força e chegam a criar um impacto negativo muito marcante no clima organizacional. As consequências são muitas, como o comprometimento da produtividade a diminuição da motivação dos colaboradores, que podem não querer mais continuar na empresa.
Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn aponta que a fofoca é um dos problemas que mais irrita os brasileiros. As fofocas são comentários desnecessários, na maioria das vezes de cunho pessoal, e que possuem objetivo de prejudicar a imagem de alguém. O perfil de uma pessoa fofoqueira pode ser de um funcionário negativo, que terceiriza responsabilidades, ou de pessoas manipuladoras, que usam a fofoca como meio para ganhar benefícios.
O problema é muito sério, pois cria-se um ambiente tóxico que compromete o desempenho dos funcionários e da empresa, então é muito importante que medidas sejam tomadas para evitar esse tipo de prática.
Medidas para evitar fofocas entre os funcionários da empresa
É importante que os colaboradores tenham espaços em que se sintam seguros para falar abertamente sobre sua vida pessoal e profissional, sem julgamentos. Além disso, ter uma rotina de feedbacks também favorece a transparência entre os colegas de trabalho e evitam comentários desnecessários em outros momentos.
Além disso, todos precisam ser responsáveis e não propagar informações que não condizem com a realidade, como especulações. Também é importante evitar comentários ofensivos e manter sempre o respeito aos colegas. Todos os boatos que surgirem, devem ser cortados.
Em casos graves, que passaram dos limites e fizeram com que o ambiente de trabalho não seja mais agradável para algum dos colaboradores, a área de Recursos Humanos da empresa deve ser acionada para atuar, podendo tomar medidas severas, as quais podem ser leves, como advertências, podendo chegar a outras mais pesadas, como demissões. Assim, quem se sentir vítima de fofocas e comentários maldosos, deve reportar ao seu gestor e procurar os profissionais da área de RH para ter suporte.
As empresas precisam manter um trabalho preventivo, como campanhas, exibição de vídeos e pesquisas, para evitar que o ambiente de trabalho se torne tóxico. É possível, também, implementar programas de bem-estar, para mostrar a importância da saúde mental e emocional de todos.
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Fonte: Administradores.com – Administradores.com.br/
por Renato Rodrigues