Marcos Lanna, autor do Livro AFE Segredos do Sucesso Empresarial, destaca que em relação ao pensar em empreendedorismo, muitas pessoas sonham em abrirem seu próprio negócio, pois almejam independência financeira e uma vida mais "tranquila". Porém, para que isso aconteça é necessário termos atitudes e comportamentos empreendedores, além de administrar da melhor forma que existir.
Na rotina de empreendedores, a gestão de pessoas é considerada essencial, haja vista que o recurso humano é vital para o funcionamento de qualquer empresa. E beneficiar o capital humano está muito além de apenas oferecer uma remuneração “atrativa”: deve-se promover o bem-estar, o estímulo à produtividade e a capacitação constante.
O que é a gestão de pessoas?
No ambiente profissional, a gestão de pessoas não é uma expressão simples e envolve habilidades, técnicas e métodos empregados com a finalidade de garantir que os colaboradores de qualquer empreendimento consigam desempenhar as suas funções, motivados e em condições ideais. A partir disso, os objetivos organizacionais são atingidos mais facilmente.
O que considerar na gestão de pessoas?
Há alguns conceitos que devem ser considerados com o intuito de garantir que os colaboradores estejam alinhados à empresa: motivação, comunicação, liderança, competências, treinamento e desenvolvimento. Um bom gestor tem a função de estudar e aplicar esses conceitos com a sua equipe.
Como favorecer a gestão de pessoas?
- Comunicação
O conceito de comunicação precisa ser retomado aqui, pois ele é crucial quando a intenção é favorecer o relacionamento entre pessoas. É necessário lembrar que a comunicação é uma via de mão dupla, ou seja: da mesma forma que é importante saber falar, é importante saber ouvir. E isso deve ser estimulado entre todos os níveis hierárquicos.
- Feedbacks
Durante o processo, o fornecimento periódico de feedbacks permite a criação de um ambiente mais propício ao diálogo. E isso não diz respeito somente aos feedbacks positivos, como também os negativos. Falhas são comuns, por isso os feedbacks negativos também existem. Contudo, não devem ser fornecidos como punição, apenas como forma de estimular o aperfeiçoamento do colaborador.
- Desempenho
A função das avaliações de desempenho é propiciar o desenvolvimento de pessoas e melhorar os resultados organizacionais. Nesse contexto, a análise individual se configura como uma estratégia que tem o objetivo de atestar o rendimento dos profissionais para, consequentemente, “recalcular a rota”, quando necessário.
- Treinamento e capacitação contínuos
Como mencionado, realizar treinamentos e capacitações contínuos com os profissionais que trabalham em uma empresa é uma ação quase obrigatória na rotina empresarial. Esses “incentivos” agregam muito aos colaboradores e ajudam a realinhar competências que, porventura, estejam defasadas.
- Plano de carreira
Quando o trabalhador sente que, ainda que ele caminhe muito, estará sempre no mesmo lugar, o ambiente de trabalho se torna totalmente desestimulante. Isso ocorre quando não há um plano de carreira, isto é, quando o funcionário não possui perspectiva de crescimento ou quando ele não é exposto a novos desafios profissionais.
- Tecnologia
O investimento em tecnologia é outro ponto a ser considerado para que haja uma automação dos processos de recursos humanos. Isso faz com que a empresa diminua o tempo gasto com tarefas administrativas e, de forma contrária, tenha mais tempo para investir em boas estratégias de gestão de pessoas.
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Fonte: Factorial Blog – factorialrh.com.br/blog/
por Renato Rodrigues