WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como é o processo de contratação de funcionários?

Muito além de selecionar currículos, o processo de contratação de funcionários passa por várias etapas

Contratação de funcionários

Dentre os vários processos pelos quais todas as empresas precisam passar, a contratação de funcionários é um dos mais importantes. Isso porque o resultado dele, será a contratação de uma ou mais pessoas que terão a missão de ajudar a empresa a crescer, aplicando todas suas habilidades e talentos no seu dia a dia profissional.

Paulo Veríssimo, um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, explica que a contratação de profissionais é um processo que vai muito além da seleção de um currículo: deve ser feito de forma detalhada para garantir que, ao final, a empresa contrate o melhor talento disponível.

Atualmente, ainda, algumas empresas já têm apostado na contratação online, isto é, através de ferramentas que fazem o recrutamento de forma online e que otimizam a escolha de profissionais talentosos.

A seleção tradicional, porém, ainda é muito utilizada e, também, é eficaz para contratar os melhores funcionários. Vamos conhecer suas etapas?

Construção de uma marca empregadora

Esse primeiro passo não é obrigatório, mas é extremamente importante para que a empresa atraia os melhores talentos em seus processos seletivos. Construir uma marca empregadora diz respeito a desenvolver uma página de carreiras, conhecida como o “trabalhe conosco”, para compartilhar dados da sua empresa com seus “futuros funcionários”.

Correta descrição do cargo em aberto

Após a demanda por uma nova contratação, na hora de divulgar a vaga é preciso deixar bem claro aos interessados quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que o cargo requer. Também é importante explicitar os valores da empresa, para atrair as pessoas certas.

Divulgação da vaga

As pessoas precisam saber que sua empresa tem uma vaga disponível e que está contratando pessoal para preenchê-la, não é? Então, você precisa divulgá-la em diversos meios de comunicação, como portais de vagas de emprego, canais digitais e as redes sociais – que são uma poderosa ferramenta da atualidade para alcançar um número expressivo de pessoas.

Seleção dos candidatos mais adequados

Após o recebimento dos currículos, é hora de analisá-los para definir quais são os candidatos mais promissores, de acordo com as exigências do cargo em aberto. Você pode classificá-los pela formação, pelos cursos feitos, pelas habilidades, pela experiência ou por critérios que atendam às necessidades da empresa.

Aplicação de testes e dinâmicas para seleção

Com os melhores candidatos “em mãos”, você pode aplicar diversas dinâmicas para verificar, de fato, suas competências e habilidades. Raciocínio lógico, conhecimentos específicos, dinâmicas de grupo, por exemplo, são pontos que podem ser trabalhados com essa missão.

Entrevistas

A penúltima etapa é a entrevista, que pode ser feita de três formas: estruturada, quando há perguntas já elaboradas e que serão feitas a todos; não estruturada, quando não há roteiro e as perguntas são feitas de acordo com a entrevista; e semiestruturada, quando há uma mescla das anteriores.

Seleção e contratação

Por fim, após todas essas etapas, é hora de colocar todos os resultados na balança e ver qual candidato tem mais peso, isto é, tem mais talento para integrar o time da sua empresa.



Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Como Gerenciar Pequenas Empresas
Como Não Quebrar Sua Empresa
20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor

Fonte: Kenoby Blog – kenoby.com/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!