Em todas as empresas os funcionários são os responsáveis pelo bom funcionamento delas. Se um funcionário tem um desempenho abaixo do esperado, isso pode se refletir nos resultados da empresa e provocar, ainda, prejuízo a outros setores. Para evitar que isso aconteça, você pode fazer uma avaliação de desempenho.
Essa avaliação de desempenho vai muito além da análise das planilhas de resultados. É preciso descobrir em quê o seu funcionário é bom, como ele pode contribuir para a empresa, o que pode ser melhorado e um plano para que ele consiga desenvolver suas habilidades e obter os melhores resultados.
O autor do Livro AFE Avaliação de Desempenho – Motivação e Desempenho Profissional, José Carlos Maron Júnior, problematiza essa questão, dizendo que muito tem se falado sobre avaliação de desempenho nas organizações, mas o problema é que em muitas delas o programa não cumpre com o seu papel, que é o de propiciar desenvolvimento de pessoas e melhorar os resultados organizacionais.
Conheça agora algumas formas mais comuns para avaliar o desempenho de um funcionário:
1- Avaliação de desempenho do funcionário por escala gráfica
É um método simples, de fácil aplicação e comparação de resultados e, por isso, acaba se tornando o mais utilizado. Com uma tabela, composta de 6 colunas, são avaliados os seguintes itens:
- qualidade no trabalho;
- empenho;
- conhecimento;
- pontualidade;
- trabalho em equipe;
- atingimento de metas;
- criatividade, entre outros.
Nas outras 5 colunas, coloca-se uma escala, com: ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Ainda que seja um método rápido, apresenta a desvantagem de ser muito simples.
2- Avaliação de desempenho do funcionário por objetivos
Essa avaliação proporciona um contato mais direto do funcionário com o seu superior. Após uma análise conjunta dos objetivos da empresa, define-se metas e caminhos para atingi-los, bem como maneiras de melhorar o desempenho. Após determinado período, eles se encontram e avaliam todo os progressos e resultados apresentados pelo funcionário.
3- Avaliação de desempenho do funcionário por competências
Esse método de avaliação dá mais autonomia ao funcionário, isto é, permite que ele se autoavalie. Para isso, será necessário orientá-lo sobre como suas competências se encaixam nos objetivos da empresa. Nesse contexto, tem-se que competência é o conjunto de comportamentos que fazer uma pessoa se destacar em um grupo, sendo comumente definidas como a união de três características essenciais ao funcionário:
- conhecimentos;
- habilidade;
- atitudes.
Os principais objetivos dessa avaliação são: determinar conhecimentos e habilidades que serão fundamentais para que se produza um bom desempenho em cada função; alertar o funcionário para que ele perceba qual são suas competências e quais precisam ser aperfeiçoadas; e instituir um planejamento que tenha como objetivo alcançar e aplicar a sua evolução no trabalho.
Por ser um método mais moderno, os resultados costumam ser extremamente positivos, pois os funcionários passam a perceber que sua evolução profissional também auxiliará a carreira deles.
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Fonte: Agendor blog – agendor.com.br/blog/
por Renato Rodrigues