WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Bolsa de valores: o que são ações e como investir nelas?

Quase todo mundo já ouviu falar sobre as ações da bolsa de valores, mas poucas pessoas sabem o que de fato elas significam

Bolsa de valores - imagem meramente ilustrativa

Said Aad, autor do Livro AFE Aprenda a Investir na Bolsa de Valores – Fundamentos e Gráficos, destaca que investir na bolsa de valores pode ser uma boa opção para quem deseja obter sucesso financeiro. Entretanto, esse investimento precisa ser feito de forma consciente e a partir de muito conhecimento técnico.

Dentre os processos que precisam ser entendidos, estão o funcionamento do mercado de ações e seus principais conceitos, os principais índices presentes na bolsa de valores, bem como a importância destes, os tipos de mercados e a melhor forma de escolher uma ação, entre outros.

Nesse contexto, muito se ouve falar em “ação da bolsa de valores”, mas pouca gente de fato sabe do que se trata:

O que é uma ação?

Em linhas gerais, uma ação é a menor fração do capital social de um negócio, isto é, uma parte pequena da uma empresa, que pode ser negociada – e esse processo de negociação é feito na bolsa de valores. As empresas disponibilizam esse capital para que consigam captar recursos de investidores, que, por sua vez, lucram com a valorização dos ativos e/ou com a distribuição dos lucros de uma companhia.

Tipos de ação

Há dois tipos de ações, que se diferenciam completamente:

- Ações ordinárias

Esse tipo de ação é muito mais comum na bolsa de valores e permite que os acionistas participem da empresa, votando, por exemplo, em assembleias de eleição do conselho administrativo. Contudo, essa participação não costuma ser tão relevante e, ainda, essas pessoas são recebem os dividendos após os acionistas preferenciais recebê-los.

- Ações preferenciais

Como o próprio nome sugere, ações preferenciais são aquelas que oferecem aos acionistas preferência nos pagamentos de proventos por parte da empresa. Igualmente, quando a empresa é liquidada, os acionistas preferenciais recebem primeiro. No entanto, não podem votar em assembleias e a empresa pode comprar as ações de volta quando desejarem.

- O que são units?

De forma complementar às ações ordinárias e às preferenciais, há as “units”, que são, basicamente, um pacote com esses dois tipos. Esses pacotes são negociados na bolsa de forma comum e, em alguns casos, são uma excelente opção para quem deseja desfrutar dos benefícios que ambos oferecem.

Classificação das ações

Para além dos tipos, ainda é possível classificar as ações em:

- Small caps

Pertencentes a empresas com menor valor de mercado. Ao mesmo tempo em que possuem potencial para crescimento, também são menos líquidas e mais voláteis. Em resumo, apresenta menor segurança de investimento, da mesma forma que proporciona boa perspectiva de ganhos.

- Mid caps

Um degrau a mais, as mid caps são as ações que pertencem a empresas de médio porte, mantendo a volatilidade, os riscos e o potencial de ganhos também no mesmo patamar – o mediano.

- Large caps

De forma lógicas, são consideradas large caps aquelas que representam as empresas de grande porte. Possuem valor de mercado mais alto e são vistas como uma opção com pouco risco. Permitem também maior liquidez na negociação, porém não possuem altas projeções de crescimento e valorização.

Investindo na bolsa

Se você está animado com a possibilidade, depois de conhecer os tipos de ações e todas as possibilidades que elas oferecem, o passo seguinte consiste na abertura de uma conta em corretora ou banco de investimentos. Comumente, o investimento em ações não é feito de forma imediatista, ou seja, é feito a longo prazo. Todavia, o acompanhamento deve ser regular para que o seu investimento possa ser repensado, caso necessário.

 


Conheça nossos Livros da Área Desenvolvimento Pessoal:

Aprenda a Investir na Bolsa de Valores – Fundamentos e Gráficos
A Ciência de Ficar Rico
Como Enriquecer sem Sacrifício

Fonte: André Bona – andrebona.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!