WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Benefícios dos cogumelos para a saúde

Os diversos tipos de cogumelos comestíveis possuem compostos e substâncias extremamente benéficas à saúde humana

Cogumelos - imagem ilustrativa

Augusto Ferreira da Eira, autor do Livro AFE Cultivo de Cogumelo Medicinal, destaca que os cogumelos brasileiros são valorizados no mercado nacional e internacional devido a suas propriedades medicinais. Eles podem possuir efeitos protetores, anticancerígenos, dentre outros.

Vale ressaltar que nem todos os cogumelos são comestíveis: alguns, inclusive, caso ingeridos, podem levar a óbito. Contudo, felizmente, existem vários tipos que vão na contramão desses, ricos em substâncias importantes para a saúde e atuando até na prevenção de doenças consideradas graves.

Com relação ao consumo, é necessário consultar um profissional para saber a quantidade correta. É necessário, antes de consumir os diversos tipos de cogumelo, avaliar a possibilidade de alergias e a dieta na qual eles serão inseridos. É fundamental, também, ressaltar que o consumo desse alimento não deve ser feito como tratamento para nenhuma doença, mas sim, para que atue de forma complementar à medicina tradicional, de acordo com recomendações de médicos, nutricionistas e nutrólogos.

A seguir, apresentamos alguns dos benefícios desse alimento para a saúde:

Câncer

Pelo fato de cogumelos serem ricos em beta-glucanas, tornam-se estimulantes do sistema imunológicos, em especial as células que destroem as cancerígenas. Ainda, essa mesma substância pode atuar como potencializadores no tratamento do HIV, o que ainda requer mais estudos para que, de fato, se comprove sua eficácia.

Ação antimicrobiana

A atuação no combate a microrganismos prejudiciais ao nosso organismo também merece destaque. Devido ao fato de que cogumelos necessitam de compostos antibacterianos e antivirais para se desenvolverem, se sobressaem pela sua ação antimicrobiana, combatendo certas bactérias.

Ação antioxidante

Além de ajudam o organismo internamente, também podem ser bons aliados da boa aparência. Os cogumelos possuem ação antioxidante e combatem os radicais livres, combatendo processos degenerativos relacionados à idade, artrite, cirrose, entre outras doenças. Isso se deve graças ao fato de que são ricos em vitaminas A e C e outros compostos que atuam nessa “área”.

Colesterol

Estudos apontam que os cogumelos diminuem o colesterol, o que pode estar associado à riqueza de vitamina B3 que alguns cogumelos possuem ou de fibras, reduzindo os níveis do LDL.

Diabetes

Várias espécies de cogumelos também são ricas em propriedades hipoglicêmicas, baixando o açúcar no sangue. Além delas, as betaglucanas, citadas no primeiro tópico, proporcionam um efeito antidiabético igualmente.

Tireoide

Pesquisas indicam que algumas espécies possuem compostos benéficos para o metabolismo, auxiliando no controle de alguns hormônicos, como os secretados pela tireoide, tornando o seu consumo positivo para doenças como o hipo e o hipertireoidismo.

Ácido fólico

Presente em diversos alimentos, o ácido fólico também marca presença nos cogumelos. Ela atua na prevenção de doenças cardiovasculares, desordens mentais, má formação de fetos e congênitas. Por conta disso, é um nutriente extremamente necessário para grávidas.

 


Conheça nossos Livros da Área Agricultura:

Cultivo de Cogumelo Medicinal
Cultivo do Palmiteiro Juçara
Produção de Tomate de Mesa

Fonte: Minha Vida – minhavida.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!