WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Aprenda a cultivar bromélias

É preciso redobrar o cuidado no cultivo de bromélias, pois essa planta é muito sensível

Bromélia

Cláudio Coelho de Paula, autor do Livro AFE Cultivo de Bromélias, contextualiza que assim como encantaram os descobridores da América, as bromélias vêm a cada dia fascinando mais e mais pessoas com a sua beleza exótica singular. A popularização dessas plantas é um processo relativamente recente; dos famosos jardins de Burle Marx, passaram a ser presença quase obrigatória tanto nos jardins e residências mais simples como nos mais sofisticados. 

Pelo fato de serem belas e populares, as bromélias chamam a atenção em jardins e varandas, conseguindo, ainda, se adaptar a ambientes internos ou externos com facilidade, trazendo alegria ao local em que estão.

São plantas tropicais e têm muito a ver com o verão. Mas, você sabe com cultivá-las? Apresentamos a seguir algumas informações úteis para quem deseja ter sucesso no cultivo de bromélias:

Rega

Bromélias precisam de estar com as raízes sempre úmidas, mas sem excesso. Recomenda-se, também, molhar a parte central da flor para que ela esteja sempre em contato com a água, o que garantirá a beleza dela. Ainda, em dias mais quentes, deve-se borrifar água nas folhas de modo a refrescar a planta.

Luminosidade

Você pode verificar a coloração das folhas para constatar se as flores necessitam de sol. Folhas com coloração mais escura ou com aspecto “gasto” e fracas demonstram que a planta precisa receber luminosidade para que consiga se desenvolver corretamente. Mas, no geral, a maioria das bromélias gosta de claridade.

Adubação

Bromélias são plantas sensíveis e, por conta disso, absorvem os nutrientes de forma mais fácil. Portanto, é preciso ter cuidado com a adubação delas, devendo-se oferecer adubo de qualidade e de forma semanal em períodos mais quentes e com mais intensidade de luz, como o verão. Há no mercado adubos específicos para essa planta, que garantem um desenvolvimento mais correto delas. Também é preciso prestar atenção na temperatura à qual a planta é exposta.

Pragas e doenças

Como dito, as bromélias são plantas sensíveis. Então, é preciso ter cuidado quando elas contraem alguma doença ou são atacada por pragas e fungos, pois inseticidas e fungicidas devem ser aplicados com cautela. Uma opção é utilizar a solução de fumo diluída em água para combater esses problemas. No caso de fungos, pode-se utilizar uma esponja umedecida com água e sabão de coco.

Floração

Bromélias têm uma floração bem peculiar. Florescem apenas uma vez durante toda a sua vida, quando já estão adultas. Após a floração, deixam como “herança” brotos em suas laterais e terminam o ciclo. Suas flores aparecem em idades diferentes, a depender da espécie. Por ser uma planta sensível, algumas bromélias deixam de florescer por motivos “pequenos”, como mudança brusca de ambiente, falta ou excesso de luminosidade ou outros fatores ambientais que prejudiquem sua saúde.

 


Conheça nossos Livros da Área Floricultura:

Cultivo de Bromélias
Produção Comercial de Rosas
Crisântemos

Fonte: Plantei – blog.plantei.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!