WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Alimentos tradicionais X alimentos orgânicos

Nessa batalha, quem ganha? Confira algumas vantagens e desvantagens dos alimentos tradicionais e orgânicos

Alimentos tradicionais ou orgânicos?

As autoras do Livro AFE Manual de Horticultura Orgânica, Jacimar Souza e Patrícia Resende, mostram que a atividade de produção orgânica tem crescido muito em todo o mundo, principalmente pela necessidade da preservação ambiental e pela exigência dos consumidores por produtos mais saudáveis.

O sistema de produção desses produtos orgânicos, baseia-se em normas técnicas bastante rigorosas para preservar integralmente a qualidade do produto. Então, com o crescimento da agricultura orgânica, é comum que as pessoas comecem a pensar quais são as reais vantagens desses “novos alimentos” em relação aos tradicionais, dado que alimentos orgânicos costumam ser mais caros do que os convencionais.

O que significa dizer que um alimento é orgânico?

Para ser considerado orgânico, o alimento deve ser cultivado sem uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos, sementes transgênicas e drogas veterinárias. Isso significa que ele deve ser cultivado da forma mais natural possível

Raio X – Devo comprar um alimento tradicional ou orgânico?

Para comparar os dois tipos de alimentos, é possível estabelecer alguns pontos:

Quantidade de nutrientes

Ao contrário do que se pensa, os alimentos orgânicos não são mais nutritivos que os tradicionais. Pode sim haver alguma variação de nutrientes de um para o outro, mas será pequena.

Segurança alimentar

Nesse quesito, os alimentos orgânicos marcam ponto pelo fato de serem cultivados sem agrotóxicos e adubos químicos sintéticos, o que faz com que sejam mais confiáveis.

Fitoquímicos

Mais um ponto para os alimentos orgânicos. Por não fazer uso de pesticidas em seu cultivo, os orgânicos acabam formando mais compostos com ação antioxidante.

Preço e disponibilidade

Alimentos tradicionais, como já mencionado, são mais baratos e estão disponíveis em todos os supermercados, ao passo que os alimentos orgânicos não são encontrados facilmente.

Preservação do meio ambiente

Por não utilizarem agrotóxicos, os orgânicos acabam sendo também mais favoráveis ao meio ambiente, pois não promovem a contaminação do solo, da água e do ar.

Consumo

Na hora de consumir qualquer alimento, sejam tradicionais ou orgânicos, é preciso higienizá-los. Lave-os bem com água corrente e deixe-os de molho em água por aproximadamente 30 minutos. Para alimentos com casca mais dura, como é o caso de laranja, melão e abacate, basta esfregar um pouco de água com detergente neutro em sua casca para limpá-los. Elimine as folhas mais externas antes de limpar as frutas, pois elas costumam concentrar mais agrotóxicos.



Conheça nossos Livros da Área Agricultura Orgânica:

Manual de Agricultura Orgânica
Cultivo Orgânico de Tomate

Fonte: Saúde Abril – saude.abril.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!