WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Alimentação de aves: alimentos alternativos

Alguns alimentos podem ser utilizados na alimentação de aves para promover redução nos cursos com a alimentação

Alimentação de aves

A correta nutrição das aves é o que garante a qualidade da produção. Seja na criação para postura, seja para a produção de carne, além da importância no desenvolvimento dos animais, a alimentação também interfere diretamente na parte financeira, elevando os custos e, consequentemente diminuindo os lucros ou vice-versa.

Tadeu Cotta, autor do Livro AFE Alimentação de Aves, explica que alimentar adequadamente as aves não é simples, é preciso conhecer a biologia dos animais que se está criando bem como suas necessidades nutricionais. A partir daí é formulado um tipo de alimentação adequada para o melhor desempenho produtivo das aves.

Dentre os alimentos disponíveis, sabe-se que o milho e o farelo de soja são bastante utilizados para a fabricação de rações, mas seus custos podem se tornar elevados em áreas em que estejam escassos, o que preocupa boa parte dos produtores.

Dado que aliar uma nutrição eficiente com um custo baixo é o grande objetivo de todos os produtores, confira a seguir alguns alimentos alternativos que podem ser utilizados para a alimentação de aves:

Trigo e triticale

Colhidos no final do ano, esses cereais de inverso podem ser uma alternativa para os produtores, em substituição ao milho. Ao longo da história, o trigo vem sendo utilizado em larga escala na alimentação humana, com os subprodutos, como seu farelo, sendo direcionados à alimentação animal. Em comparação ao milho, o trigo apresenta aproximadamente 10% a menos de energia, porém possui mais proteína, o que o torna uma opção para substituição de parte do milho.

O triticale, utilizado principalmente na fabricação de rações, também pode entrar como substituto a parte do milho nas rações. Porém, ao comprá-los, para que a substituição valha a pena, seu preço não deve ser superior a 95% do preço do milho.

Sorgo

Parecido com o milho, o sorgo não possui muita disponibilidade comercial. Ainda assim, é uma excelente opção para a alimentação de aves, desde que se acrescente ingredientes com pigmentos carotenoides ou xantofílicos, pois ele diminui a pigmentação da pele.

Porém, ao utilizá-lo, é preciso atenção, pois algumas variedades possuem taninos, substância perigosa para as aves. Possui menos energia do que o milho, mas pode ser um bom substituto se seu preço não for menor nem maior do que 90% do preço do grão “concorrente”.

Farinhas não aviárias e mandioca

Farinhas de origem animal, desde que não avícolas, processadas corretamente e com boa qualidade nutricional e sanitária também fornecem bons índices de proteínas e de fósforo para as aves. Antes de utilizá-las, porém, é necessário analisá-las para verificar se apresentam boa qualidade.

Por sua vez, a mandioca, em comparação ao milho, também é um alimento energético e pode, em partes, substitui-lo. É uma opção que pode ser obtida em sua propriedade, de cultivo relativamente fácil e barato.

 


Conheça nossos livros da Área Avicultura:

Alimentação de Aves
Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras
Formulação de Rações para Frangos de Corte – Convencionais e Caipiras

Fonte: Multitécnica – blog.multitecnica.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!