O que você acredita ser mais importante na sua empresa? Com toda a certeza, são os funcionários. São eles que mantêm a “roda das atividades” funcionando e, consequentemente, eles que mantêm a sua empresa de pé. São eles os responsáveis pela inovação e por fazer a empresa ser competitiva no mercado. Por conta disso, saber contratar o melhor funcionário é essencial.
Os autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas explicam que o processo de contratação é importante para que seja selecionado o melhor funcionário, para somar junto à empresa e para que ele não se torne um investimento mal feito.
Confira a seguir algumas dicas que serão úteis para a contratação de novos funcionários:
Como realizar a entrevista?
A entrevista é um dos pontos principais na seleção de novos candidatos. É nela que você conhecerá o possível futuro empregado de sua empresa, através de um contato claro e direto. Por conta disso, ela precisa ser bem preparada, consistente e focar em informações que sejam realmente relevantes. Para direcioná-la, tenha em mente os valores e a missão da empresa, as atribuições e requisitos do cargo, as características pessoais necessárias para trabalhar com a equipe e o gestor e os benefícios que serão oferecidos ao candidato selecionado.
Escolhendo o melhor candidato
O melhor perfil para ocupar a vaga envolve três características principais: perfil técnico, perfil profissional e perfil pessoal.
- Perfil técnico: diz respeito às experiências e conhecimentos do candidato;
- Perfil profissional: diz respeito às habilidades do candidato para ser um líder ou liderado; sonhador ou executor; comunicativo e introvertido; focado e dinâmico; prático ou analítico.
- Perfil pessoal: envolve valores e culturas do candidato.
Habilidades para o recrutador
Tão importante quanto o candidato para o processo seletivo, o recrutador também deve possuir algumas habilidades para realizar a melhor entrevista:
Engajamento
Muito além daquela simples divulgação de vaga, um recrutador pode criar novas formas de atrair profissionais para sua empresa, criando um engajamento com eles de forma autêntica e empática.
Confiança
Todo mundo sabe que, mesmo aquela pessoa bem preparada, costuma ficar nervosa em uma entrevista. Cabe ao recrutador passar confiança para o candidato, de forma que ele fique à vontade e seu nervosismo não atrapalhe suas respostas.
Feedback
“Entraremos em contato”. Essa frase típica, dita ao final da entrevista nem sempre é verdadeira. De certa forma, o recrutador acaba enganando o candidato ao fazê-lo esperar por esse contato. É válido dizer, ainda que pareça “forte”, que o candidato não possui o perfil ideal já na oportunidade da entrevista. E isso não é ruim, é honesto e objetivo, o que ajuda a manter a credibilidade da empresa em seus processos seletivos.
O que não se deve perguntar
Para não proporcionar uma entrevista clichê ou que não acrescente em nada no processo seletivo, evite questionar o candidato com “Fale um pouco sobre você!”, “Você pretende ter filhos?”, “Qual sua religião?”, “Defina seus pontos fortes e fracos”, entre outras.
Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:
Como Gerenciar Pequenas Empresas
Como Não Quebrar sua Empresa
Segredos do Sucesso Empresarial
Fonte: Metadados – metadados.com.br/blog/
por Renato Rodrigues