A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Abelhas e a polinização

A polinização, função desempenhada com excelência pelas abelhas, é importantíssima para a produção agrícola

Abelha suja de pólen - imagem ilustrativa

Ainda que sejam pequenas no tamanho, as abelhas são gigantes na importância para nosso planeta. Além de produzirem mel, cera, geleia real, entre outros, as abelhas desempenham uma função ecológica considerada essencial: a polinização. Aproximadamente 90% das plantas que possuem flores dependem de polinizadores animais, como as abelhas.

Marcelo de Oliveira Milfont, um dos autores do Livro AFE Pólen Apícola – Manejo para a Produção de Pólen no Brasil, explica que o pólen é o gameta masculino das flores, imprescindível para a reprodução sexual das plantas superiores. Para as abelhas, representa sua única fonte de proteína natural e principal fonte de vitaminas, minerais e gorduras.

Ainda, o pólen é o "ingrediente" básico indispensável na vida das abelhas, pois participa da alimentação das larvas, operárias, zangões e é essencial para a produção de geleia real, único alimento da rainha.

O que é a polinização?

Ao “se conectar” com as flores para sugar seu néctar, as abelhas acabam ficando suja de pólen, que é o gameta masculino das flores. Quando se dirigem a outra flor, acabam levando esses gametas ao encontro do estigma, que é a estrutura reprodutiva feminina delas. Esse processo provoca a fecundação, que permite a formação de frutos e sementes que, futuramente, produzirão uma nova planta.

As abelhas desempenham esse papel de forma tão necessária pois, além de promoverem a reprodução das plantas, conseguem fazer com que elas produzam frutos de melhor qualidade e com mais sementes. Esse processo é a base de toda uma cadeia alimentar.

Qual a importância econômica da polinização?

Além de permitir a manutenção da biodiversidade, a polinização é extremamente necessária na produção de diversos alimentos. Uma vez que, como dito, frutos e sementes estão na base da cadeia alimentar, preservar esses insetos torna-se vital para o aumento sustentável da produção agrícola.

Ainda não há um estudo que consiga mensurar o valor real da polinização. Porém, dá para ter uma noção a partir da observação de outros países: nos EUA, por exemplo, há uma demanda regularizada por serviços de polinização. Com isso, estima-se que o valor da polinização realizada apenas por abelhas nativas seja de bilhões de dólares.

Embora conhecido pela humanidade há bastante tempo, apenas recentemente o pólen vem sendo explorado de forma racional. Seus inúmeros benefícios, aliados a uma busca constante da população por alimentos mais saudáveis, fazem do pólen apícola, uma excelente fonte alimentícia de grande valor para os seres humanos. Do outro lado, para os apicultores, representa uma boa oportunidade de geração de emprego e renda.

Há algumas décadas, as abelhas africanas foram introduzidas no Brasil e cruzadas com subespécies vindas da Europa, formando a Abelha Melífera Africanizada, que promoveu uma grande mudança no cenário da apicultura brasileira. Foram responsáveis por multiplicar a produção, proporcionar um ganho de qualidade no mel e derivados, além de se tornarem fundamentais para a polinização de diversas culturas, como maçãs, peras, frutas cítricas, melões e kiwis.

 


Conheça nossos Livros da Área Apicultura:

Pólen Apícola – Manejo para a Produção de Pólen no Brasil
Manual Prático de Criação de Abelhas

Fontes: Revista Cultivar – grupocultivar.com.br
ABELHA – Associação Brasileira de Estudo das Abelhas – abelha.org.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade