WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

A reprodução de bicudos e curiós

Essa fase de reprodução é importante e merece atenção especial do criador

Pássaros

O zootecnista e autor do Livro AFE Criação de Curiós e Bicudos, Fábio Morais Hosken, explica que a reprodução é uma fase importante para os criadores de pássaros. Por conta disso, é preciso estar atento a cada detalhe do manejo, para que o nascimento dos filhotes represente o sucesso da criação. No caso da reprodução de curiós e bicudos, isso não poderia ser diferente.

Gaiola para criadores


O ambiente mais utilizado para o processo de reprodução dos bicudos e curiós é o chamado “gaiolão”, que permite manipular as aves, controlar a temperatura, a ventilação e a umidade com eficiência.

É possível encontrar a gaiola em diferentes modelos, mas é preferível utilizar aquelas que são fabricadas apenas com arame, pois são mais higiênicas. O tamanho ideal da gaiola é 58cm x 28cm x 36cm.

É obrigatório que haja uma divisória no centro para isolar casal e filhotes, evitando possíveis agressões no momento da cúpula.

Especificações necessárias do gaiolão ideal


- quatro portas, sendo duas na parte baixa, a 10cm de cada lateral e duas na parte alta, a 2cm da lateral;

- dois passadores na parte alta das traseiras laterais;

- duas aberturas para comedouros externos;

- uma banheira;

- um bebedouro de 50ml;

- um ninho de arame, forrado com bucha vegetal;

- uma capa de pano no fundo, nas laterais e no teto;

- dois poleiros.

Ambiente do ciclo reprodutivo


O local deverá ser muito claro e com boa circulação de ar; o ambiente deverá ser ventilado, porém sem correntes de ar. A temperatura deverá estar permanentemente entre 25 e 33 graus centígrados e a umidade entre 50% e 60% para evitar fungos.

Caso haja queda brusca na temperatura exterior, as janelas deverão ser fechadas e deverá ser utilizado filtro artificial para despoluir o ar do interior do criadouro. Também é importante atentar-se à luminosidade, que está diretamente ligada à libido das matrizes.

Cuidado com os pássaros


A alimentação dos pássaros deve ser restrita e também deve-se cuidar da água que é servida a eles. A água deve ser limpa e potável, como a água utilizada para consumo humano. É necessário tomar cuidado com águas excessivamente cloradas, pois podem causar graves distúrbios digestivos nos pássaros.

O ninho deve ser de armação de arame e revestido com bucha vegetal, pois esse material permite a passagem de ar e de umidade, não machuca os pés dos filhotes, é lavável e se assemelha ao aspecto das raízes de capim que as fêmeas usam na natureza. Assim, tem-se as condições ideias para reprodução dos pássaros bicudos e curiós.

 


Conheça nossos Livros da Área Animais Silvestres e Exóticos:

Criação de Curiós e Bicudos
Criação de Cutias
Criação de Capivaras

Fonte: Criadouro de Pássaros Santa Anna – criadouro-santa-anna.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!